Elementos E Elementais

 

Segue texto extraídos do meu livro ” O Voo da Águia “:

No xamanismo conheci uma camada vibratória, que quando acessada permite a entrada num campo onde podemos nos comunicar com todos os tipos de criaturas, sejam elementais, pedras, plantas animais e etc. Essa comunicação é não verbal, é simbólica, telepática. Fazer magia natural, é poder acessar esse campo, e a condição para tal é estar em harmonia com todas as manifestações da natureza, saber honrar a cada ser, cada entidade, cada espírito elemental e principalmente, clareza de intenções.

Atualmente várias pessoas relatam o contato com gnomos, fadas, silfos, outros expõem seus corpos ao contato direto com o fogo sem sofrer queimaduras, enfim o tema não é novo para os buscadores atuais.   Uma boa parte dos nativos americanos se conectam com elementos através dos Clãs; da Tartaruga, representando o Elemento Terra; do Sapo, representando o Elemento Água; do Pássaro Trovão ou do Falcão, representando o Elemento Fogo e da Borboleta, representando o elemento Ar. Cada Elemento tem seus próprios talentos, e os colocam à serviço da Mãe-Terra e do Universo

Nos rituais da Umbanda e do Candomblé também são reconhecidos e manifestados através dos Poderoso Espíritos da Natureza, os Orixás. Na Mitologia Grega cada Deus era responsável por uma manifestação da Natureza.

O alquimista Frances, Francis Barret colocava que os quatro elementos, formam a base original de todas as coisas, compondo o corpo não por aglutinação, mas por transformação e união.

Os elementos podem ser transformados um no outro. Se a Terra é por demais irrigada, dissolve-se transformando-se em líquido (Água). A Água endurecida e condensada transforma-se em Terra. Quando a água é evaporada por aquecimento, transforma-se em Ar. Se a água é queimada, transforma-se em Fogo. O Fogo quando se apaga vira Terra, e assim vai seguindo, nada perdendo e sim se transformando.

Platão atribuiu três qualidades a cada Elemento. Ao Fogo; fluidez, claridade, mobilidade. À Terra; escuridão, densidade e imobilidade. O ar recebe do Fogo fluidez e mobilidade, da Terra escuridão. A água recebe da Terra escuridão e densidade e do Fogo, mobilidade. Na Terra estão contidas as sementes, as virtudes germinativas de todas as coisas e, portanto, a Terra é animal, vegetal e mineral. Fertilizada pelos outros elementos e pelo Céu, a Terra faz nascer dela mesma a abundância e todas as coisas, encerra grandes segredos. À Água, continua Platão, é uma virtude germinal de todas as coisas, sem ela nenhuma erva ou planta pode brotar. Especialmente os animais, cujo sêmen é de origem aquosa. O Ar é um Espírito Vital que permeia todos os seres, dando vida e substância a todas as coisas. Recebe dentro de si a influência de corpos celestes, recebe a essência de todas as coisas naturais e artificiais, fornece matéria para diferentes sonhos e adivinhações.

Hermes dizia que o Fogo é ilimitado e invisível. Interpenetra todas as coisas, espalha-se pelo Céu e é reluzente nos infernos. Encontra-se nas pedras, extraídos por um golpe com metal, na Terra quando ao ser escavada solta fumaça, na Água aquecendo as fontes, no mar que esquenta ao ser agitado pelos ventos, no ar que queimamos. Todos os animais e criaturas vivem devido ao calor.

Na Astrologia, os elementos simbolizam uma função psíquica. Fogo, percepção, que significa perceber o que ocorre ao seu lado sem necessidade de raciocínio; Terra, sensação, sentir o que acontece na vida e como suportar esses acontecimentos; Ar, pensamento, comunicar e analisar seus pensamentos; Água, sentimento, como lidar com os sentimentos e emoções.

Os doze signos do zodíaco são divididos em quatro temperamentos :

  1. Signos de Fogo : ardentes, românticos, espontâneos, auto-suficientes
  2. Signos de Terra : práticos, conservadores, sensuais, prudentes e realistas
  3. Signos de Ar     : comunicadores, idealistas, sem preconceitos
  4. Signos de Água : emocionais, intuitívos, sensíveis, profundos.

Tanto na astrologia como na medicina chineza são considerados 5 Elementos Básicos da Natureza. Entre eles existem uma relação de geração e dominação, onde se encaixam todas as manifestações do Universo.

A teoria dos 5 Elementos considera o Universo formado pelo movimento e transformação dos 5 Princípios representdos por : Madeira – Fogo – Terra – Metal – Água.

Segundo a Lei de Geração :

  • A Madeira por sua combustão gera o Fogo. Portanto a Madeira é mãe do Fogo.
  • Quando o Fogo cessa as cinzas são incorporadas a Terra. Portanto o Fogo é a mãe da Terra.
  • Dentro da terra achamos os metais. Portanto a Terra é mãe do Metal.
  • É dos Metais e das rochas que brotam as fontes de Água. Portanto o Metal é mãe da Água.
  • A Água dá vida aos vegetais gerando a Madeira. Portanto a Água é Mãe da Madeira.

Outro relacionamento é o da inibição, restrição e controle. A Lei da Dominação :

  • A Madeira, através das raízes e vegetais, inibe a Terra.
  • A Terra represa e absorve a Água.
  • A Água apaga o Fogo.
  • O Fogo derrete o Metal.
  • O Metal corta a Madeira.

Os 5 Elementos chineses se correspondem com pontos cardeais, orgãos e vísceras, sentimentos, sabores, cores, alimentos, clima, enfim todas as manifestações do Universo.

MADEIRA FOGO TERRA METAL ÁGUA
ESTAÇÃO

Primavera

Verão

Veranico Outono

Inverno

DIREÇÃO

Leste

Sul Centro Oeste

Norte

CLIMA

Vento

Calor Umidade Secura

Frio

AÇÃO Movimento Expansão Distribuição Interiorização

Concentração

HUMOR

Raiva

Alegria Reflexão Tristeza

Medo

SABOR

Ácido

Amargo Doce Picante

Salgado

As forças elementais buscam expressar-se de 3 formas no ciclo de atividade.

  1. O Caminho de Criação e Iniciação
  2. O Caminho de Preservação ou Consolidação
  3. O Caminho de Transição ou Mudança

O primeiro estágio do ciclo de atividade é a iniciação. Eles pegam coisas para aplicarem energia. ( Fogo)

O segundo estágio é para assegurar que o início está indo de forma segura e permanente, tem que ter um bom início para ser consolidado. A estabilidade da Terra é aplicada.

A ação do Fogo na sólida Terra, produz gases ( Ar ) que através da condensação, torna-se Água. Então a mistura desses dois estágios iniciais produzem mudança.

O terceiro estágio, então, é Mudança, ou a transição de uma condição para a outra.. Agua, portanto, acompanha o ar neste ciclo de geração.

A sequência dos Elementos neste ciclo de geração com a roda é o seguinte : Fogo, Terra, Ar e Água, e a sequencia dos tres caminhos de expressão é Criando – Consolidando e Mudando. Cada elemento busca, portanto, expressão em cada um dos tres caminhos, através de uma sequência de geração em sincronia com os 12 segmentos de tempo da Terra na Roda Medicinal, e também são as 12 expressões de personalidade.

O Fogo busca expressão por meio das idéias, por iniciar novas idéias, consolidando e aceitando idéias, e por fazer mudanças nas idéias e encontrar refresco nas circunstâncias.

O Ar busca expressão por meio da comunicação, por colocar numa forma aquilo que já está sendo comunicado e por mudar os métodos de comunicação.

A Água busca expressão por meio dos  ideais, por formular e estabelece-los ou por modifica-los para ajustá-los aos tempos.

A Terra busca expressão por meio do trabalho, e nos três caminhos de atividade pelo trabalho de iniciação, por completar um trabalho, ou por mudar a forma de trabalho.

Na sabedoria da Roda Medicinal, os quatro clãs ( Fogo, Água, Terra e Ar)  são os elementos básicos dos quais a Terra é construída. O Clã Elemental que marca o seu nascimento, mostra que você tem características relacionadas com eles, suas forças e fraquezas em comum. Sem esses elementos, não existiria vida. A Terra com seus minerais é a construção básica dos blocos da vida .  A Mãe Terra dá a estabilidade onde todas as suas crianças constroem suas vidas. A Mãe Terra é generosa e paciente, nutre e sustenta, permitindo toda a vida crescer.

Sem água, nada poderia existir. Sempre que a terra seca, ela despedaça. Sem água em movimento constante e flúido, a terra não poderia mudar, o ar seria arido e fogo assumiria o controle .  Todas as crianças da Terra (toda a Criação) secaria e morreria sem a especial nutrição que chega através da água.

A maior parte das Crianças da Terra (humanos, plantas, animais..) necessitam de ar para que sua vida continue. A água necessita de ar para carregá-la de um lugar para o outro, e nossa Mãe Terra necessita de ventos para manter sua estabilidade. O Sol necessita de ar para enviar seus raios para a Terra, e o fogo necessita de ar para nascer e manter-se.

Sem o fogo do Sol iluminando a terra, a vida acabaria. É do casamento do Sol com a Lua que nasce nova vida na terra e a perpetua. Sem fogo, a água poderia congelar  e o ar refrigeraria. Plantas, animais e humanos não teriam o calor necessário ou a luz para viver.

Assim como um elemento se conecta com os outros, nós nos conectamos com outras pessoas, e com todas as nossas relações . Todos os elementos são necessários para a vida, muitos esquecem a conexão com eles, temos a responsabilidade de agradecer a todos eles. Podemos começar estudando que corresponde ao nosso nascimento, que nós combinamos, que são complementares.

Lembre-se que esses complementos ou combinações aplica-se aos seus amigos, associados, pessoas que você ama. Quando você viaja na Roda Medicinal, seu conhecimento estará crescendo. Pessoas de diferentes clãs elementais são conectados e necessitam de cada um dos outros elementos. Através do combinar de energias, cada um pode aprender, crescer e mudar.

Você poderá aprender através dos totens, relembrar coisas que ficaram no esquecimento, no passado.

Agora vamos examinar um fator que afeta a alquimia de nossa personalidade – Os Poderes Elementais e as substâncias primarias de que nós somos compostos e que nos afeta emocionalmente, fisicamente, mentalmente e espiritualmente.

O nativo considera a matéria como uma energia invisível condensada e solidificada até a visibilidade através se substâncias elementais e direcionada pela inteligência através dos Poderes Elementais. O invísivel era deste modo manifestado e mantido no ser por dirigir a inteligência dentro do Todo.

Os 4 Elementos estão em todas as manifestações, não somente em sua matéria física,  estados da matéria. O Ar refere-se a todos os gases, o Fogo a todos os pontos luminosos e fenômenos elétricos, Água a todos os fluídos, a Terra todos os sólidos.

Segundo o Mago Eliphas Levi, as 4 formas elementais separam e especificam espíritos. Os espíritos elementais são como crianças, acrescenta Levi, atormentam mais os que se ocupam dele, a não ser que sejam dominados por uma elevada razão. Levi afirma que muitas vezes eles trazem sonhos inquietantes, barulho nas paredes e nos móveis.

São inúmeros os seres elementais; fadas,homúnculos, trolls, duendes, gnomos, sereias, dríades, hamadríades,elfos, ondinas, salamandras, silfos, curupira, sacis,iaras, devas, etc.

Com relação aos 4 elementos temos os gnomos que são os espíritos da Terra; as ondinas que são os espíritos da Água, as salamandras, que são os espíritos do Fogo e os silfos, que são os espíritos do Ar.

Levi descreveu a antiga iniciação que os magistas tinham que passar para poder trabalhar com o mundo elemental que eram :

  • expor-se sem temos num incêndio
  • atravessar um abismo sobre uma tábua
  • subir no topo de uma montanha em dia de tempestade
  • passar a nado numa cascata ou redemoinho perigoso

E conclui :

  • O homem que tem medo da água nunca reinará sobre as ondinas
  • aquele que teme o fogo nada pode ordenar às salamandras
  • enquanto sentimos vertigem é preciso deixar em paz os silfos e não irritarmos os gnomos.

Geofrey Hodgson, pesquisador de elementais, salienta que existe uma grande semelhança entre mitos lendas e folclores de vários povos do mundo. Fora disso o testemunho de pessoas de diversas partes do mundo que tiveram contato com seres elementais. Nestes relatos Hodgson, coloca que os espíritos elementais ligados à Terra, apresentam sob forma semi-humanas, vivem dentro do solo, possuem aparência grotesca, os braços compridos são esguios.

Os que pertencem ao meio líquido, assemelham-se a figuras femininas de pequena estatura, flutuam e brincam pelos lagos, rios, cachoeiras, e etc, seus movimentos são graciosos. Os seres do Elemento Ar são os mais desenhados de todos, tem forma de fadas dos contos infantis, asas rodopiam, irradiam forças coloridas, movimentam-se com muita rapidez. Os associados ao Fogo, tem o mesmo formato das labaredas, queixo e orelhas pontudas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *