Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/xaman093/public_html/wp-content/themes/colormag-pro/functions.php:271) in /home/xaman093/public_html/wp-content/plugins/sky-login-redirect/sky-login-redirect.php on line 227
Nova Consciencia e Xamanismo

O XAMANISMO E A NOVA CONSCIÊNCIA


Sinto a  consciência como algo que avalia, percebe, ou melhor, têm a ciência (comnsiência), sobre o que se passa por dentro e por fora de cada ser vivo. Cada um de nós observa o mundo de acordo com a  própria programação.

O homem foi se afastando de sua origem sagrada com o correr do tempo, foi crescendo tão desordenadamente, que criou novas doenças, aumentou a miséria, a exclusão, o medo, a insegurança, a fome. Diminuiu a saúde, a qualidade de vida. Só satisfaz uma pequena minoria. A medicina cresceu, mas cresceram as pestes, as doenças. O mesmo homem que criou toda uma tecnologia para facilitar sua própria vida, hoje não tem tempo para si mesmo, para sua família. Muitos vivem, atualmente, com uma sensação de separação, de isolamento, um sentimento de que deveria existir um sentido maior na vida.

Vivemos numa época em que vizinhos nem se conhecem, não se cumprimentam. Violência, desemprego, fome, guerra, crimes. Isso já começa a fazer parte de uma coisa natural. Parece que a beleza desapareceu do mundo. As pessoas nem parecem chocarem-se mais com tantas atrocidades.

Convivemos num mundo que impõe um consumismo exacerbado graças a um capitalismo fora de controle e daí vem uma crise financeira mundial, mostrar como o sistema é perverso. Criamos formas totalmente anti-naturais de viver. Já nem podemos tomar Sol à vontade com medo de doenças na pele, não podemos sair na chuva com medo de alagamentos. Sair de carro é um horror: engarrafamentos, assaltos, violência. Na alimentação, convivemos com agrotóxicos, transgênicos, anabolizantes, coliformes fecais, aditivos químicos, cancerígenos. Estamos num momento de rever os grandes paradigmas sobre alimentação por exemplo.

Uma das grandes contradições de todo o desenvolvimento é a de que milhares de seres humanos morrem de fome. De outro lado, o que se gasta para alimentar o gado, daria para alimentar toda a população com fome em nosso planeta. Não precisaríamos destruir florestas para transformá-las em pastos, preservando mais o nosso meio-ambiente. No mundo inteiro é cada vez maior a quantidade de água usada em porcos e galinhas, em vez de serem empregadas na irrigação das plantações destinadas ao consumo direto.

As pessoas começam a ter más notícias, a partir do momento que acordam ligando seus rádios ou suas tvs. Depois quando leem jornais. No caminho de suas casas para o trabalho e vice-e-versa, as más notícias são visuais: crianças nas esquinas pedindo esmolas, cheirando cola. Roubos, violência, prostituição, gente andando de máscaras.

As atuais ameaças humanas, assim como o bem estar, são sintomas da Mente Coletiva. E nesse cenário ressurge o xamanismo. Várias tradições xamânicas esperam por um tempo que virá com o retorno dos antigos xamãs que reencarnariam em outros povos, com outra linguagem, com outra cor de pele, transmitindo a linguagem do Amor Universal, promovendo o reencontro do homem com o Sagrado, para que possamos juntos caminhar em equilíbrio e nossa Mãe Terra.

O xamanismo vem crescendo, devido às carências da nossa sociedade atual. A falta de sentido de pertencimento, a ausência de rituais, o distanciamento da natureza e de si mesmo ocasionados pela sociedade moderna, são elementos que estão na origem do interesse crescente pelas práticas ancestrais nos últimos anos.

Estamos diante do grande desafio de tecer teias que integrem a  realidade ecológica, com nossas comunidades. A “Obra da Criação” perpetua-se através do homem. A cada dia estamos criando um Mundo Novo, através da cadeia de pensamentos, palavras e atos. O que estivermos fazendo à Terra, estaremos fazendo a nós mesmos e às gerações futuras. Respeitar a Terra é respeitar o seu Criador. Quando  sentirmos  a religação entre todas as coisas vivas e as que já passaram sobre a Terra, assim, compreenderemos que todas as histórias fazem parte da nossa história. Tudo está conectado.

Observando as rápidas mudanças no Mundo, com fé e coragem, é que poderemos enfrentar as grandes mudanças. Para isso precisamos de algo verdadeiro, simples e eficiente, para poder atravessar as águas das emoções que acompanham as transformações, e o crescimento que advém das crises pessoais.

O xamanismo nos religa a uma fonte de sabedoria superior. Conduz o praticante para descobrir o seu papel, sua finalidade na vida, sua evolução. Propicia uma nova inspiração, uma nova visão do viver e de tudo o que foi vivido, mostrando maneiras de se harmonizar com os acontecimentos naturais da vida.

O mapa do caminho está escrito em cada vegetal, nas mudanças de estação, nas portas de cada direção cardeal, no movimento dos ventos, nos hábitos e talentos de cada animal, nas gravações de cada pedra, com a iluminação e calor do Sol, nos mistérios das fases da Lua, nas trilhas das Estrelas. E, através da natureza, estudar a nossa própria ecologia. A nossa relação com a natureza, com as pessoas, com o trabalho, nossos relacionamentos, emoções.

Acredito que uma das grandes soluções para o futuro é o homem/mulher partir para pequenas comunidades auto-sustentáveis. A intenção de ter uma vida comunitária, quer seja com um pequeno grupo ou multidão, evoca a abertura para nossa consciência mostrar seus tesouros. Quando estamos juntos, temos uma capacidade muito maior de coletar jóias ocultas de nossas próprias vidas. Juntos é possível encarar mais honestamente e corajosamente o que devemos eliminar na nossa vida.

A Nova Consciência inspira para que cultivemos relacionamentos amorosos, desenvolvamos nossa generosidade com o próximo, com o planeta e todas as suas criaturas. Que sejamos mais pacíficos, mais criativos, tenhamos mais compaixão, pratiquemos mais o perdão e agradeçamos mais nossas conquistas. Para uma Nova Consciência precisamos integrar nossa humanidade com a espiritualidade, aprendermos a viver em equilíbrio com nossos quatro aspectos: o mental, o espiritual, o físico e o emocional. Aprender a viver na compreensão que existe um Coletivo, existe uma Mente Universal e estamos todos interligados.

Entretanto, a verdadeira caminhada começa dentro de nós mesmos, é uma jornada interior. Aprendemos com a jornada da humanidade através dos tempos. Respeitar os velhos por sua sabedoria, os jovens pela força e renovação. O xamanismo, ou neo-xamanismo é uma realidade, e tenho visto muitas pessoas obterem cura, transformações, evolução. É um movimento que cresce a cada dia no mundo todo.

Agora que estamos no limiar das jornadas pelo espaço, das tecnologias, da realidade virtual e de um xamanismo universal, espero que  essa corrente de consciência se expanda cada vez mais na linha da Luz, para que possamos influenciar na paz, os líderes e governantes desse Planeta.

E assim vamos prosseguir nossas vidas, na jornada da nossa alma, em direção aos nossos sonhos, e que o Grande Espírito nos abençoe.

Por Todas As Nossas Relações

Léo Artese

Compartilhe: