Roda – Lua da Primeira Colheita

Segundo Sun Bear é a Lua dos Frutos Maduras, Tempo do Amadurecimento para Kenneth Meadows e na Roda de Estudos Voo da Águia chamaremos de Lua da Primeira Colheita.

DE 20 DE JANEIRO A 18 DE FEVEREIRO

A Lua da Primeira Colheita é a a segunda lua de Shawnodese, sua cor é o vermelho e recebe influências do Clã do Pássaro Trovão. O Ferro ensina às pessoas nesta posição sobre sua força e a Granada mostra-lhes que o coração é a fonte desta força. Da  Framboesa  elas aprendem sobre a sua doçura e os espinhos que eles projetam para se proteger esta sua parte das outras pessoas. O Esturjão mostra-lhes sua profundidade e  necessidade de ensinar.  Esta lua nos ensina como trabalhar com o centro do coração, como demonstrar afeição, como encarar medos, e como desenvolver as habilidades de liderança. Esta lua ajuda a desenvolver a coragem e o poder. As pessoas vivenciando a energia do Esturjão, devem se precaver contra a impulsividade, arrogância e a tendência a dominar qualquer cenário.

Como a granada, o povo esturjão é frequentemente identificado pelo seu coração, que tende a ser grande, afetuoso e magnânimo. O melhor dos sentimentos eles tem em seu coração, e usualmente são simpáticos e benevolentes com todas as pessoas. Porque trabalham com o centro do seu coração, tendem a ser intuitivos e perceptivos, pessoas normalmente com talento para clarividência, ativa ou latente. Este talento frequentemente faz o esturjão
perceber o perigo que pode existir e proteger-se, assim como a granada o faz.  Como a granada, tem usualmente comportamento e atitudes de realeza. Ficam fora de ambientes muito cheios. São usualmente associados a energia sexual, por causa do seu encanto e afeto, que frequentemente provocam sentimentos sexuais em si mesmos e em todas as pessoas a sua volta. Com a granada eles precisam aprender a equilibrar e controlar essa
energia para que não sejam consumidos por ela.

Por causa dessa percepção e sensibilidade, eles tem habilidade para fazer e dizer coisas que podem penetrar profundamente no coração de seus amigos e inimigos. Fazem poderosos amigos e inimigos. Se sentirem que você os atraiçoou ou atraiçoou alguém que eles amam, podem direcionar toda força da energia de seu coração para você, de forma negativa, e realmente prejudica-lo. Quando estão sem equilíbrio, guardam seu poder, e como tornam-se impulsivos e irregulares, ficam furiosos, o que pode causar efeitos em seu coração e sua circulação. Quando isso acontece, podem ter uma variedade de moléstias que mais fomentam suas atitudes irregulares.

Pessoas dessa lua, seguem caminhos variados. São garças que, literalmente vão aonde os anjos temem pisar. Se você tem uma tarefa difícil, um trabalho impossível, uma responsabilidade que ninguém quer assumir, procure dentro de você um esturjão. Eles são corajosos e sempre dispostos a provar que tem este traço. Eles são versáteis e se adaptam a qualquer tipo de trabalho, cultura ou filosofia. Apenas tenha certeza que ele acredita no que
está fazendo e pode ter certeza que será um trabalho bem feito. Do ferro, essas pessoas tem a certeza e habilidade para temperar suas experiências na
vida. Sua associação com esse mineral acentuam sua conexão com o coração e o sangue. Este também é o motivo das mudanças radicais que estas pessoas podem trazer para outras pessoas ou projetos aos quais estejam associadas.

A planta das pessoas nascidas neste período é a framboesa vermelha, que é uma popular fruta silvestre. Na sua planta, os esturjões podem procurar a validação de seu status, pois ambos fazem parte da elite e são populares em suas famílias. Como a framboesa, eles podem frequentemente se encontrar fora dos divertimentos que eles mesmos elaboram, sempre que eles não estejam em primeiro lugar. O povo do esturjão, como a framboesa, podem,
frequentemente aparentar estar em um caminho, quando, na verdade, estão pensando em alguma coisa diferente. Eles normalmente trabalham em um dos dois caminhos. Alguns esturjões aparentam ser agressivos quando você os encontra pela primeira vez. É uma forma de se protegerem das emboscadas. Outros aparentam ser amorosos e afetuosos mas, de outro lado, você pode encontrar alguns espinhos. Este paradoxo é outra característica do povo deste
totem.

Enquanto são normalmente afetuosos, eles tem a tendência marcante de evitar mostrar seus sentimentos. Esta é a razão porque eles tem espinhos em algumas situações. Esta é a sua maneira de se proteger de pessoas que querem desvaloriza-los e tira-los do caminho que eles realmente gostam. Por trás das aparências, o povo se esturjão é bastante sensível. Por causa de sua percepção, eles podem perceber facilmente o que os outros estão sentindo, e isto os afeta. Eles se magoam facilmente, mas não gostam de mostrar isso, porque isso interfere na imagem de independência e poder que eles projetam. Eles podem esconder seu sofrimento ou aborrecimento embaixo de sua amabilidade, mas eles realmente nuca esquecem o sofrimento que alguém causou a eles, e, em períodos em que estão em desequilíbrio, eles poderão elaborar vinganças.

Como a framboesa, os esturjões tem um efeito limpo e adstringente em tudo à volta deles. Dentro de sua amabilidade, eles frequentemente “zombam” das noções que as pessoas têm delas mesmas e do mundo, promovendo uma limpeza emocional. Ajudando as pessoas a se desfazerem de suas falsas noções, eles ajudam a curar problemas emocionais.

É excelente Ter esturjões à volta em situações de emergência, sejam físicas ou emocionais, porque sua coragem é contagiosa e eles ajudam a resolver sérios problemas. Nisso eles são como sua planta, que pode ajudar a parar o “sangramento”. O clã do pássaro trovão fornece ao esturjão o calor e a estabilidade que eles mostram ao mundo. Os membros deste clã dirigem sua energia e habilidade para, com sucesso, fazer diversas coisas ao mesmo tempo. Reforça também a necessidade deste povo ser cuidadoso para que sua energia não deteriore.

São pessoas que tem uma tendência a ter problemas de nervos que podem se transformar em sérios problemas para o corpo se elas não tiverem tempo para ter períodos de tranquilidade, quando estão evolvidas com coisas além de sua atividades normais. Os esturjões precisam ter algum tempo tranquilo, sentados, meditando ou lendo, todos os dias, para manter seu corpo saudável. Porém, permanecer tranquilo não é natural para eles, então eles precisam
aprender a cultivar isso.

Totem Animal : Esturjão  

O totem animal associado à Lua dos Frutos Maduros é o Esturjão. O Esturjão também é conhecido como o ” Rei dos Peixes “. Um peixe primitivo que existe na Terra, provavelmente desde a época do desaparecimento dos dinossauros. Tem uma variedade de tamanhos, mas pode atingir quase quatro metros de comprimento e pelo menos 150 kg de peso.

Os esturjões eram considerados a realeza dos peixes entre os povos nativos, que habitavam nas áreas dos Grandes Lagos. Na nação Ojibwa, existe o Clã do Esturjão, que é um dos clãs professores. Para os Ojibwa o Esturjão representa  profundidade e  força. Os europeus não tinham o mesmo respeito por este peixe, até descobrirem o valor de suas ovas (caviar). O trabalho com o Esturjão nos ensina sobre determinação, perseverança, profundidade, conhecimento, generosidade, força e sexualidade.                                

O esturjão, foi usado como um totem entre muitas tribos indígenas americanas. Ele se move entre o mar e a água doce, vivendo no fundo lamacento dos estuários e subindo para águas mais rasas para desovar na primavera. Sua pele é muito dura, e tem fileiras de placas ósseas que  o fazem o cavaleiro das águas.

O esturjão foi dominado pelos ameríndios como o Guardião da Longevidade porque poderia sobreviver até uma idade madura. Potencialmente, as pessoas que têm esturjão ou salmão como um totem são abençoadas com a longevidade para que aprendam a envelhecer graciosamente.
O movimento do esturjão através da água é tão gracioso que o peixe quase não causa perturbações. As pessoas nascidas no Tempo de Maturação devem emular seu animal totêmico e aprender a se mover pela vida sem criar atrito e perturbação, pois é sua resistência à mudança e as demandas que os outros impõem a elas que causam a maioria de seus transtornos emocionais.

Trabalhar com o esturjão pode ensinar determinação, perseverança, profundidade, conhecimento, generosidade, força e sexualidade.

 

           Totem Mineral: Granada e Ferro
                                                                                                                   

Os totens minerais são a Granada e o Ferro.

A Granada ajuda a equilibrar nossas energias sexuais. É associada ao coração e ao sangue e pode estimular o livre fluxo de emoção na pessoas que as usam. A Granada ´pode ajudar a fortalecer aquele que a usa, proteger do perigo e a levar uma vida boa e honrosa. Pode ajudar também a penetrar no âmago de cada questão.

 

O Ferro é bom para o sangue e coração. Pode nos lembrar da necessidade de sermos temperados pelas experiências da vida. Pode nos encorajar a ter uma dureza discriminadora que nos permitirá saber quando a palavra “não” é a resposta que promoverá o bem melhor para todos os envolvidos.

Totem vegetal: Framboeza

O totem vegetal é a Framboeza. Suas folhas e suas raízes tem propriedades medicinais. Ela é útil para eliminar cálculos da vesícula e dos rins e estimula o trato urinário. A raiz é um adstringente e tem algumas propriedades curativas e antibióticas. pode ser utilizado para gargarejos. O chá como compressa tem sido aplicado em ferimentos e cortes para diminuir sangramentos.

O chá das folhas pode ser utilizado para diarreias, cancros, problemas uterinos e nas menstruações. É um dos melhores chás para mulheres grávidas, agindo como tônico. O Chá dos brotos é bom para resfriados, gripes, dificuldades respiratórias e para equilibrar os níveis de açúcar no sangue. As framboeseiras nos ajudam a encontrar a doçura nas aflições da vida.

Cor: Vermelho

A cor associada ao esturjão e à Lua das Frutas Maduras  é vermelho. Este é o vermelho da framboesa madura, o vermelho da mais valorizada das granadas. É o vermelho da força vital, o vermelho da vontade forte. Este é um vermelho que pode significar orgulho, ganância, sexualidade irrefletida e ações erráticas. Ter essa cor ao seu redor aumentará sua energia e poder. Ele também irá desafiá-lo a moderar suas ações com o pensamento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *