Roda Lua Dos Ventos

Segundo Sun Bear é a Lua dos grandes Ventos, Tempo dos Ventos Tempestuosos para Kenneth Meadows e na Roda de Estudos Voo da Águia chamaremos de Lua dos Ventos.

DE 23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO

Os nascidos nesta lua, tem o puma como seu aliado animal, tanchagem no reino vegetal e turquesa no mineral. Pertencem ao elemento Água. As pessoas desta lua tem a possibilidade de terem muitos poderes fora do mundo ordinário. Eles tem um dom natural de estarem ligados aos mistérios da vida e do Universo.

A Lua dos Grandes Ventos, é a última Lua de Waboose, sua cor é azul e verde (turquesa) e pertence ao Clã dos Sapos. A turquesa pode ensinar as pessoas nesta posição sobre o real sentido dos valores e sobre proteção. A tanchagem pode ensinar sobre suas habilidades curativas e o Puma pode ensinar sobre o mistério e a necessidade de estabelecer um território seguro. A Lua dos grandes Ventos pode nos ajudar a descobrir o poder natural de medicina e a profundidade de nossas habilidades psíquicas.

Nesta posição aprenderemos sobre a sensibilidade profunda, sobre a ânsia pela espiritualidade, nossa hesitação em expressar nossos verdadeiros sentimentos, e nossa necessidade de se firmar na Terra. As pessoas vivenciando esta lua podem estar sujeitas a melancolias. Elas necessitam aprender a temperar sua sensibilidade e a ter maior senso de realidade.

Eles podem se envolverem em mais iniciações do que os nascidos sob outras luas, porém devem se lapidar muito bem para mostrar seu próprio brilho. Sem a devida experiência da vida e sem a vontade de realização de um verdadeiro trabalho, suas forças naturais não se desenvolvem, mas se viram contra eles, trazendo melancolia, mudança de humores. Isto pode acontecer com aqueles que conhecem os mistérios, mas não conhecem a ponte para chegar lá. Possuem habilidades de cura . Eles poderão passar por diversas religiões e cerimonias.

Por ser do elemento água, sua mente tem a habilidade de fluir em muitas realidades, e na sua maioria o fazem para descobrir seus talentos. A realidade mística é mais receptiva sob essa lua do que as outras, por isso é importante os nascidos sob essa lua, de estarem aterrados, ou estarem ao redor de quem é aterrado. Se não eles viajam tanto, que poderão não achar o caminho de volta.

São pessoas muitos sensitivas, que podem ser machucadas, até por comentários mais remotos das mais remotas intenções. Eles gostam de ter um lugar que eles possam usar para contemplação e meditação. Eles precisam ter seu próprio espaço, é essencial apara o seu bem estar e equilíbrio. Em desequilíbrio, sem o espaço espiritual próprio, podem tornar-se indivíduos temperamentais e insatisfeitos. No equilíbrio podem estar entre os humanos mais produtivos.

São machucados quando sentem seu espaço invadido. São prudentes com pessoas que nascem sob a mesma lua entrando em seu próprio espaço. Pois sabe da força que repartem  Eles são geralmente silenciosos sobre as coisas que sentem. Quando estão em equilíbrio, gosta de trazer assuntos que façam os outros sentirem-se confortáveis. Mas não costumam revelar sua verdadeira personalidade até estar certo de quem está ao seu lado.

Por causa da sua intuição e a facilidade de viajar por outras realidades eles facilmente sentem que tipo de assunto fará com que os outros se sintam confortáveis, fazendo esforço para que o outro sinta que eles são almas gentis e são capazes de realmente gostar dos outros.  Eles tendem a se manter silenciosos sobre os seus mais profundos sentimentos, podendo afastar-se das pessoas, como se fossem estranhos, como se o outro fosse incapaz de o compreender. Eles devem aprender a encontrar pessoas que eles confiem suficientemente para deixar que seus sentimentos venham à tona, apesar de parecer aterrorizador.

Nunca encontrarão sua verdadeira expressão espiritual se estiverem ancorados por valores de uma vida de repressão das emoções. Essa energia bloqueada é o que vem comumente para fora deles, como profundos estados de depressão e melancolia, e os distancia de se aterrarem para alcançar o sucesso. O medo de sua emoção reprimida, pode fazer sentirem-se incapazes de tomar decisões de modo que as vezes os fazem parecer indecisos.

Eles buscam desenvolvimento espiritual, mais que o desenvolvimento material. Eles costumam ser leves e graciosos. Espiritual e fisicamente. Eles tem a inteligência
suficiente para saberem que devem ser pacientes em sua busca. Quando se desequilibram podem tornarem-se ferozes, contra qualquer um que eles sintam que os machucou. Quando se sente encurralado, pode mostrar suas garras e iniciar uma luta inesquecível, pois dá vazão ás emoções bloqueadas.

A Lua dos Grandes Ventos é uma lua de mistério. É um tempo de mudanças rápidas e que todos os filhos da Terra se preparam para o tempo do novo crescimento que segue a estação.  Ela intensifica os mistério e o lado inquieto da natureza. Aumenta a habilidade para lidar com suas próprias energias. Seu presente de pureza ajuda os nativos desta lua a ter sua pureza espiritual, apesar de qualquer problema que chegue do plano material. Seu presente de renovação o ajuda a rebater suas mais sérias crises de melancolia.

Por Sunbear & Wabun:

Totem Animal : Puma

O totem animal associado à Lua dos Grandes Ventos é o Puma.  O Puma ou Leão das Montanhas,  tem sido mal compreendido e temido, resultando em ser caçado pelos humanos. É também conhecido como Cougar, Pantera, Gato Fantasma. Os pumas são os melhores escaladores de todos os felinos. São velozes corredores que têm  grandes territórios individuais. Sua estrutura social não permite que esses territórios sejam invadidos. Eles caçam apenas para saciar a fome. As fêmeas são melhores caçadores que os machos. O puma, o leão deste continente, não recebeu o mesmo respeito que o seu homólogo africano. O puma foi mal compreendido e temido, muitas vezes resultando em sua matança desmedida. O puma – também conhecido como o leão da montanha, puma, pantera, gritador, pintor e gato fantasma – é o maior membro da família felina neste continente. Os pumas medem entre sete e nove pés e pesam entre 150 e 300 libras. Suas caudas de ponta preta ou marrom e tufos de orelha nunca parecem ficar parados. Cougars foram encontrados em todo os Estados Unidos antes da disseminação desta civilização atual. Agora eles são encontrados no oeste dos Estados Unidos, Flórida, Canadá e México.

Os pumas são caçadores. Eles gostam da perseguição e muitas vezes juntam esforços com seus companheiros ou relações para obter melhores resultados. Eles não caçam mais comida do que eles comem. Eles só caçam animais quando seus suprimentos naturais de alimentos foi esgotado. Os pumas fêmeas são melhores caçadores que os machos. Quando os pumas se acasalam, a fêmea freqüentemente é a agressora. A maioria das ninhadas nascem na primavera e consistem em apenas dois kits. Embora a mãe puma seja muito carinhosa e dedicada aos seus kits, os pumas não têm muito a ver com eles.

Os pumas podem ensiná-lo sobre velocidade, graça, territorialidade, sensibilidade, mistério, comunicação sem palavras, perseguição e iniciativa.
Os pumas são os melhores alpinistas de todos os felinos. Eles são corredores rápidos que possuem grandes territórios individuais. Sua estrutura social não permite que esses territórios se sobreponham.

Totem Mineral: Turquesa

O totem mineral é a Turquesa. Ela dá excelente proteção em todos os níveis do ser. Muitos povos nativos acreditavam que a Turquesa pode poteger o portador de ferimentos e perigos.

No passado eles a utilizavam sobre os escudos para desviar armas. Tem sido utilizada em cerimônias religiosas e tem sido esculpida em fetiches e engastada em outros objetos. A Turquesa é utilizada em cerimonioas para se fazer chover.

A pedra fornece e fortalece habilidades de cura já inerentes. Ela é uma boa pedra de cura preventiva  para nos ajudar a entender alguns dos mistérios da vida e do Universo. Tal compreensão poderá nos ajudar a evitar os perigos das doenças.

Totem Vegetal: Tanchagem

O totem vegetal é a Tanchagem. Ela é uma planta “Mestre de Cura”. Pode ser utilizada internam,ente como chá ou externamente como compressa para esfriar, acalmar e curar. A Tanchagem é conhecida por ser um excelente depurador do sangue e ajuda a aliviar a dor. Em alguns casos, a Tanchagem reverte efeito de venenos.

Utilizada como compressa, chá ou num banho, pode audar a curar picadas, feridas, úlceras e inflamações. Também ajuda a curar problemas renais e da bexiga. Sendo o prenúncio da primavera, a tanchagem é um lembrete da eterna promessa da nova vida. Suas raízes profundas demonstram a importância da tenacidade e estabilidade e ajudam a nos firmar na Terra.

Cor: Turquesa

Turquesa (azul-verde) é a cor associada ao puma e à Lua dos Grandes Ventos (19 de fevereiro a 20 de março). O azul da turquesa é um azul celeste, semelhante ao céu azul representando o Pai Sol. Esse azul pode indicar sentimentos idealistas, altruístas, artísticos e espirituais, sentimentos melancólicos e lutas autoimpostas. O verde da turquesa ajuda a equilibrar essas duas tendências com a serenidade de uma verdadeira conexão com a natureza. Ter turquesa ao seu redor ajuda a fortalecer quaisquer habilidades artísticas ou de cura latentes. Também ajuda a sentir a conexão que você tem entre o céu e a terra.