Roda Medicinal – Os Clãs Elementais

Na Roda Medicinal ou Arco Sagrado dos nativos americanos, os elementos são classificados de Clãs Elementais, e proporcionam blocos de construções por toda a Vida na Terra, através dos Clãs, são acessados poderes dados pelos espíritos elementais, obtendo-se mais habilidades e opções de caminhos para caminhar na Roda da Vida.

Wabun e Sun Bear :

O clã elementar sob o qual você nasceu, qual dos elementos você se relaciona mais facilmente e qual elemento você tem uma responsabilidade particular,  fala sobre as características que você compartilha com suas relações de clã – pontos fortes e fracos que você tem em comum.


Existem quatro desses clãs, pois há quatro elementos básicos a partir dos quais a Terra é construída. Estas são a terra, a água, o ar e o fogo. Sem esses elementos, a vida não teria começado e não poderia continuar. A terra com todos os seus minerais é o alicerce básico da vida como a conhecemos. A Mãe Terra dá a base estável sobre a qual as vidas de todos os seus filhos são construídas. A Mãe Terra, do seu centro generoso e paciente, nutre e sustenta, permitindo que toda a vida cresça.
Sem água, nada mais poderia existir. Até a terra secaria, desmoronaria e explodiria. Sem águas constantemente em movimento, a terra não mudaria e mudaria, o ar estaria árido e o fogo ficaria fora de controle. As crianças da Terra eventualmente secariam e morreriam sem a nutrição especial que vem somente da água.

A maioria das crianças da terra precisa que o ar respire para que suas vidas possam continuar. Humanos, as plantas e os animais precisam de elementos do ar para que nossos processos de vida funcionem. A água precisa do ar para transportá-la de um local para outro, e nossa Mãe Terra precisa dos ventos que o ar traz para impedir que sua estabilidade se torne estática. O sol precisa do ar para transportar seus raios para a terra, e o fogo precisa de ar para começar e continuar.

Sem o fogo do sol brilhando sobre a terra, a vida terminaria. É o casamento das energias do Pai Sol e da Mãe Terra que faz com que a nova vida comece e continue. Sem fogo, a água congelaria e o ar  daria calafrio.  Plantas, animais e humanos não teriam o calor ou a luz que precisam para viver.

Como cada elemento é conectado aos outros e como as pessoas conectadas estão para cada um deles e para todas as suas relações! Na cabana de suor, depois de recordar cada elemento, os antigos pediram para sentir a conexão, a unidade entre todos eles. O vapor causado pelo despejo de água nas rochas retiradas do fogo enche o ar, e eles sentiram essa unidade dentro e ao redor.

Todos os elementos são muito necessários à vida, mas muitos tendem a esquecer sua conexão com eles, sua responsabilidade de serem gratos pelos presentes que eles trazem. Aprendendo, em primeiro lugar, do seu elemento inicial, você pode começar a sentir essa conexão e ver sua responsabilidade. Ao estudar as pessoas dos elementos com os quais você pode combinar ou ser complementar, você pode aprender mais. Lembre-se de que esses complementos e combinações se aplicam tanto aos amigos e associados quanto aos cônjuges ou amantes.

Ao viajar pela Roda da Medicina, seu conhecimento crescerá. As pessoas dos diferentes clãs elementares são tão conectadas e necessitadas uma da outra quanto seus elementos. Através da combinação de energias, todos podem aprender, crescer e mudar.
Precedendo cada seção do clã é uma história sobre o animal totêmico do clã. Essas histórias ajudarão você a lembrar de coisas que, de outra forma, poderiam esquecer.

Segundo Sun Bear, os elementos fornecem os blocos construtores de toda a vida na Terra, os clãs elementais fornecem blocos construtores que nos permitem usar os poderes, que são dados pelos espíritos, e colocá-los a serviço de todas as pessoas. Cada elemento tem sua própria forma de construir, assim também acontece com cada Clã Elemental. Os presentes desses clãs são tão diferentes um do outro como o elemento fogo é o da água, como o elemento ar é do elemento terra. De cada posição de clã elemental que você visita, ganha mais ferramentas, mais habilidades, e mais formas de descobrir seus verdadeiros talentos e a alegria que decorre de colocá-los à serviço da Mãe-Terra e de todas as suas crianças.

 

Os Clãs da Roda Medicinal são:


Clã da Tartaruga :  Elemento Terra – Corpo Físico

 


Clã do Sapo: Elemento Água – Corpo Emocional

 


Clã do Pássaro Trovão ou do Falcão: Elemento Fogo – Corpo Espiritual

 

Clã da Borboleta : Elemento AR – Corpo Mental