Roda Medicinal – Pai Sol

SEGUNDA POSIÇÃO – PAI SOL

Movendo-se no sentido horário no Círculo Central,  a pedra em homenagem ao Pai Sol, fica ligeiramente ao Nordeste, representando o crescimento e a clareza que o sol traz à terra. Nos Encontros de Roda de Medicina normalmente usamos outro vaso para honrar essa pedra. Nesta árvore é um manto de oração feito com pano azul para homenagear tanto o Pai Sol e o céu em que ele habita.
Os totens associados ao Pai Sol são o geodo, o girassol e o lagarto. A cor é azul celeste e os elementos são ar e fogo. Esta pedra ensina sobre a energia masculina central e sobre o princípio ativo do universo. “Este é o lugar para ir se você precisar de mais energia, se você precisar de calor e expansão em sua vida. Você procuraria a pedra do sol para obter conhecimento sobre o princípio masculino ou se você sentir um bloqueio da energia masculina na vida. A pedra do sol pode ajudar a sua compreensão se você se encontrar com os homens ou com as coisas que eles fizeram. Nesta posição você pode aprender a compreender e encontrar coragem. A pedra do sol também pode ensinar sobre discriminação. Há uma capacidade saudável de estabelecer limites, de dizer não quando é isso que você quer. A discriminação é uma lição muito necessária para muitas pessoas hoje em dia, especialmente para algumas mulheres que consistentemente se doam demais. Sol e energia nuclear: este também é o lugar para orar se estiver preocupado com a presença de armas nucleares ou temer a ameaça da guerra nuclear.

TOTEM MINERAL – GEODO

O totem mineral da pedra do Círculo Central, homenageando o Pai Sol, é o símbolo. Os geodos são pedras redondas revestidas com um mineral, que é geralmente, mas não exclusivamente, quartzo ou ametista. Os geodes são bastante comuns e podem ser encontrados em todo o mundo. Os geodes geralmente têm um exterior cinza, branco ou preto. Seu interior pode ser azul, roxo, amarelo, dourado, vermelho, rosa, branco ou claro, dependendo de que linhas minerais estão na cavidade interna.
Na filosofia tradicional nativa, diz-se que a águia voa em direção ao Pai Sol para trazer mensagens dos humanos para o Criador. As águias são conhecidas por colocar geodos em seus ninhos, como se reconhecessem a relação especial entre o sol, os geodos e eles próprios.

TOTEM VEGETAL – GIRASSOL

O totem vegetal homenageando o Pai Sol é o girassol. Esta planta é nomeada em homenagem ao Pai Sol por causa de suas pétalas amarelas brilhantes, que se assemelham à estrela em chamas que aquece nosso planeta. Os girassóis são tais espíritos afins ao Pai Sol que se movem para enfrentar a direção do sol do amanhecer ao anoitecer. Em seu esforço para alcançar o Pai Sol, o girassol cresce a mais de catorze pés. Para fortalecer seu alcance, as raízes do girassol correm profundamente na terra. O ninho das sementes de girassol aparece no meio das pétalas.

O nome botânico para o girassol é Helianthus artnuus. A semente – deliciosa quando assada – fornece vitaminas e nutrientes. As sementes de girassol e óleo, feitas a partir dele, são supostamente boas para o coração, dentes, pele, unhas, rins e bexiga e podem ajudar na artrite e diarreia. Produtos de saúde feitos com óleo de girassol são conhecidos por colocar brilho e suavidade de volta na pele e cabelo. O óleo de girassol também é bom como óleo de massagem.
Como o Pai Sol, a planta de girassol pode enriquecer nossas vidas e iluminar nossa
dia.

ANIMAL TOTEM: LAGARTO

O animal associado à pedra do Círculo Central que honra o Pai Sol é um membro verdadeiramente amante do sol da família reptiliana. O sol às vezes é visto por trás das nuvens. O lagarto geralmente escapa por trás de rochas ou arbustos. Na maioria das vezes, o lagarto só está à vista quando está em toda a sua glória.
Existem quase 4.000 espécies de lagartos vivendo em todo o mundo. Esses vivem em árvores, tocas, habitações semi-aquáticas e terrestres. Os lagartos têm que dominar a gravidade enquanto disparam para cima e para baixo nas paredes e até andam pelos tetos, prendendo-se à qualquer superfície com os dedos dos pés. As cores variam de verde, marrom, cinza e preto à algumas cores vivas. A maioria das características distintivas é a pele escamosa e coriácea e inchada. Certos lagartos são conhecidos por viverem por mais de cinquenta anos.

Lagartos são reverenciados em algumas culturas indígenas por causa de sua capacidade de se misturar à terra. Outros nativos os mantêm em casa por causa de suas habilidades de apanhadores. Os lagartos evitam o contato humano, um bom mecanismo de sobrevivência, pois alguns lagartos são mortos por suas peles de couro, ou recheados como novidades turísticas.

Os lagartos são um bom presságio e devem sorrir exatamente como se você fosse sorrir num dia cheio de sol. Quando o lagarto aparece, é um sinal de que o Pai Sol está calorosamente em você. Lagarto vem lembrá-lo de que a vida pode ser tão calorosa quanto os raios de sol que acariciam você em um dia quente. Trabalhar com o lagarto ajuda você a ser mais otimista e adaptável.

COR CÉU AZUL ESCURO

A cor associada à pedra do Círculo Central, que homenageia o Pai Sol, é um céu azul escuro. Esta cor homenageia o céu, casa do Pai Sol e nos lembra que o azul é uma das cores do fogo ardente, sem impurezas. Qualquer um de vocês que usa fogões à gás em suas casas para aquecer ou cozinhar veem a chama azul indescritível.
Este azul escuro encoraja a espiritualidade e conecta-se com seus níveis mais profundos de consciência. Essa cor é excelente para meditação, cerimônia ou conexão com seu mais elevado grau de pureza e sabedoria. É bom trabalhar com o céu azul escuro para curar a alma, psique, corpo emocional e os sistemas energéticos do corpo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *