Roda – Totens da Direção Oeste

Extraído e adaptado de
Dancing With The Wheel
Sun Bear Book

Totem Animal: Urso Cinzento

O totem animal associado a Mudjekeewis, O Espírito Guardião do Oeste é o Urso Pardo, um poderoso membro da família dos Ursos. Todos os ursos são capazes de se introspectar, de hibernar,  de usar esse tempo para ver a vida e sonhar. Quando ele acorda, sabe o que comer para trazer de volta o seu poder e se curar. O Urso movimenta-se devagar e com determinação. Ele é forte, mas sempre justo. Por estas razões ele é um animal muito sagrado para os povos nativos. O Clã dos Ursos era geralmente, o clã dos professores, curadores ou líderes.

Os Ursos Pardos ficam de pé e suas patas dianteiras podem agarrar com habilidade. Eles têm uma audição aguçada e um olfato muito apurado. São cobertos por uma grossa camada de pelos pardos. Podem pesar 1,8 ton.,  ter uma altura, em pé, de mais de 2.40 m. Não admira que eles evoquem o respeito, e o medo, nos corações humanos. Quando não estão hibernando, os ursos pardos gostam de caçar, comer e se banhar. São seres solitários, exceto durante o período de acasalamento.

Os Ursos não atacam os humanos, a não ser que sejam atacados primeiro. Os pardos tornaram-se quase extintos na América do Norte, exterminados por caçadores.Quando o Urso serve a Mudjekeewis ele usa uma pele cor da noite, para nos recordar do vazio de onde vem todas as coisas.

 

 

Totem mineral : Pedra Sabão

O totem mineral  de Mudjekeewis é a Pedra Sabão, também conhecida como  esteatita, principalmente composta por talco. Ela é encontrada na Noruega, Canadá, EUA e Brasil. Tem uma aparência oleosa e opaca, textura macia. Obteve seu nome justamente porque se assemelha ao sabão. Ela varia de cor, desde o verde pálido, até o preto, cinza ou branco. Pode-se encontrá-la, às vezes, com tonalidades avermelhadas. É uma pedra maleável com muitos atributos e utilidades.

Através das eras, pós refrescantes e produtos de banho tem sido feitos de seu maior ingrediente, o talco. Devido à sua maciez, a pedra-sabão tem sido utilizada para esculpir fetiches, jóias, cachimbos e objetos ornamentais. Dizem que se essa pedra for colocada diante dos raios do Sol Nascente ou Poente, realçará e multiplicará suas qualidades.

Segundo Sun Bear, a Pedra-Sabão ajuda no fortalecimento em todos os níveis : espiritual, emocional, mental e físico. Fetiches esculpidos de pedra-sabão são poderosos aliados que podem manter o espírito limpo e o coração verdadeiro. A pedra-sabão pode ser utilizada para se ficar focalizado e afastar os obstáculos que se encontram no caminho para alcançar objetivos. Também afasta a doença levando embora a fonte da doença.

A Pedra-Sabão fortalece significativamente o sistema imunológico. Pessoas sentem-se limpas do velho e prontas para o novo ao trabalhar com elas. Esta sensação de iniciar limpo, pode nos preparar para a real maturidade e uma verdadeira prontidão para assumir nossas responsabilidades como professor ou curador.

 

Totem Vegetal: Cedro

O totem vegetal é o Cedro.  Uma árvore sempre verde que cresce pelo mundo. Uma planta forte, que fornece alimento, alojamento, proteção, e guarda muitas crianças da Terra. Tanto seus galhos como  a resina são usados em cerimônias. O Cedro tem uma afinidade espiritual com a Sálvia e a Sweet Grass. É a terceira planta frequentemente usada na sagrada defumação das cerimônias nativo americanas. Qualquer uma dessas três plantas podem ser queimadas sozinha, mas são mais eficazes quando queimadas juntas. Ao queimá-la como simples incenso (utilizando suas folhas ou resina), o cedro é um limpador frequentemente utilizado nos casos de doenças.

Como a Sálvia, o Cedro é uma planta purificadora e limpadora. Sua fumaça tem um aroma pungente agradável. É um forte agente de cura. Nos velhos tempos, o córtex do Cedro também era utilizado para partes de casas, canoas, implementos, roupas e itens cerimoniais. Quer o Cedro seja grande e majestoso ou pequeno e enguilhado é uma árvore que exige atenção e respeito. Seu aspecto nobre transmite idade e sabedoria. Devido ao fato do povo do Oeste carregar tantos fardos na vida, o cedro pode ajudar principalmente a mantê-lo refrescante, limpo e saudável.

 


Cor: Preto

As cores associadas a Mudjekeewis, o Guardião dos Espíritos do Oeste, são o azul brilhante do céu quando o crepúsculo começa sua aproximação e o preto das nuvens que sinaliza o fim do céu azul para outro dia. Somente o azul é a cor da força espiritual, idealismo e altruísmo. O preto é a cor de uma pessoa olhando para dentro e propositalmente se cegando para as coisas da terra para experimentar a falta de forma da qual todas as coisas podem vir.
Essas cores podem ajudá-lo a entender sua experiência de vida. Eles encorajam a introspecção e a força interior. O azul e o preto brilhantes ensinam a você como desacelerar, trabalhar duro, lidar com as responsabilidades, atingir metas desejadas e agir a partir de um lugar de maturidade. Essas cores ensinam o que você pode aprender com seus erros, assim como quais são seus pontos fortes e fracos. O azul e o preto brilhantes podem ser curativos para as artérias, os vasos sanguíneos e o sistema nervoso.