Roda – Totens do Clã da Tartaruga

TOTEM ANIMAL TARTARUGA

Google

Diferencie o totem da Mãe Terra como a Tartaruga das Ilhas Galápagos (aquela gigante!!!), a do Elemento Terra é aquela irmã menor. Trabalhar com a Tartaruga  ajudará a conectar-se e a honrar o poderoso Elemento Terra. As tartarugas podem ensinar como se preocupar consigo mesmo e com toda a vida, assim como você se preocuparia com a pessoa que mais ama.

A Tartaruga é uma criatura da água, assim como da terra, e é nadando em seu casco que ela olha o amanhecer. A tartaruga é a solidez – seu duro casco protetor provê calor, conforto e segurança. A tartaruga pode parecer de movimentos lentos, mas é persistente e tenaz quando vai para frente.

TOTEM MINERAL MADEIRA PETRIFICADA

                                                            

A petrificação geralmente acontece quando a madeira tem sua estrutura alterada por mudanças da terra, que preservam a forma original da madeira em seus mínimos detalhes. A madeira petrificada é honrada pelo Povo da Terra porque ela tem conexão com o reino mineral e vegetal. É a madeira transformada em pedra pela ação da Mãe Terra. Com frequência podemos ver fatias de madeira petrificada que parecem conter cenas que mostram a Terra e suas Crianças (mineral e vegetal), em diferentes estágios da vida planetária. Considera-se então, que a madeira petrificada contém mensagens destas eras passadas. ( Boa para trabalhar vidas passadas).

A madeira petrificada é boa para promover vida longa; restauração do corpo. mente. e espírito; energia; resistência; vitalidade; perseverança; protecção; aterramento. Pode nos ajudar a acordar para uma força renovada, propósito e definições. Pode ajudar na compreensão da verdadeira estabilidade da Terra, apesar das mudanças que possam estar ocorrendo com ela. É uma boa pedra para se trabalhar durante as mudanças da Terra.

 TOTEM VEGETAL TABOA

Uma planta aquática que transforma muitos pequenos lagos em pântanos, que mais tarde se transformam em terra firme. Ela serviu e serve para muitas necessidades dos nativos. Todas as partes da taboa são utilizáveis. O alimento feito da taboa pode ser delicioso. Das raízes desta planta se fazia farinha. O broto quando cozido se transforma num prato com leve sabor de milho. Abrigos eram feitos com os caules desta planta, assim como cestas, esteiras e canoas.

Medicinalmente a taboa era utilizada para obter resistência, par fortalecer e para criar energia física substancial. É um estimulante que encoraja a força geral da vida. A taboa tem uma forte energia telúrica que equilibra, estabiliza e centra as pessoas.

COR VERDE AMARRONZADO

A cor associada à pedra do círculo central, que honra o elemento terra, é o verde das plantas que crescem, manchadas pelo marrom do solo de onde elas crescem.
Trabalhar com o verde-marrom encoraja o crescimento, a estabilidade, a permanência, a confiabilidade, um forte sistema de crenças, força, coragem, estrutura e uma firme compreensão da realidade. Essas cores são boas para curar energias masculinas / femininas, para completar uma tarefa difícil e para restaurar a saúde a um sistema enfraquecido.

Como a Tartaruga Ajudou a Construir a América do Norte
Sun Bear

 Há muito tempo atrás, o Grande Espírito olhou para a terra que ele havia criado de acordo com sua Visão, e ficou triste. Os minerais, as plantas, os animais e os seres humanos haviam esquecido a lei da unidade pela qual deveriam viver. Eles estavam brigando uns com os outros pela menor ideia ou ação. Eles estavam sendo possessivos com os poderes e talentos que receberam. Eles estavam mostrando ciúme, ódio, ganância. O Grande Espírito decidiu que a Terra não poderia continuar desta maneira. Ele tentou mandar mensagens para todas as crianças da Terra para lhes dizer que vivessem melhor, mas apenas alguns minerais, plantas e animais escutariam. Os humanos agiram como surdos.

Então ele decidiu enviar todos aqueles que não ouviram em diferentes reinos onde eles pudessem ouvi-lo e aprender suas lições. Ele chamou todos os espíritos da águas e eles desceram sobre a terra. A chuva caía e chovia riachos por toda a terra. As ondas subiram e cobriram toda a terra. Apenas os minerais e algumas plantas e animais sobreviveram. Ainda assim, o Grande Espírito sentia-se triste, pois uma terra sem humanos não era uma terra que preencheria a Visão que lhe foi dada.

Nas nuvens, vivia uma mulher espiritual que, certa vez, vivera na Terra. Com a maior parte da vida fora da Terra, não havia nada para ela assistir ou ajudar e ela ficou solitária. Ela pediu ao Grande Espírito para enviar-lhe um homem espiritual. Um veio e, eventualmente, eles se acasalaram e ela ficou grávida. O homem espiritual deixou então como ele tinha cumprido o seu propósito.

Ela estava novamente sozinha nos céus.

Os animais na terra também eram solitários, por um companheirismo semelhante ao que os humanos lhes tinham dado nos dias anteriores, quando se lembravam da lei da unidade. Eles viram a mulher no céu e decidiram convidá-la a vir para a terra. Mas ficaram perplexos porque sabiam que ela precisaria de terra para andar e tudo estava então debaixo d’água. Enquanto eles se sentavam em conselho em algumas pedras que se projetavam sobre as águas imaginando o que fazer, a tartaruga gigante veio e enfiou a cabeça para fora da água.

– Amigos – disse a Tartaruga. Eu  tenho costas grandes e fortes. Talvez a Mulher do Céu viesse aqui se eu levantasse minhas costas da água para que ela pudesse vir e estar nela.

“Maravilhoso”, disse o Urso, chefe do conselho. “Essa seria a solução perfeita. Pedimos a ela que venha conosco e tenha seus filhos aqui para que possam crescer entre nós e aprender a harmonia em que devemos viver. E talvez eles ensinem isso a seus filhos ”.

Então os animais viram a Tartaruga levantando as costas para fora da água e todos eles se arrastaram de suas várias pedras sobre ela. Eles correram e saltaram e pularam e jogaram porque estavam felizes em ter um grande espaço para andar novamente, e eles também queriam ter certeza de que todo o movimento não machucaria a Tartaruga. Eles sabiam o quanto mais movimento os humanos fariam. Quando eles estavam satisfeitos que o seu era um bom lar, elesfalaram com a Mulher do Céu e pediram que ela descesse e estivesse entre eles. Ela aceitou, feliz por não precisar mais ficar sozinha.

Quando ela desceu, andou ao redor das tartarugas,  viu que era de fato uma casa grande e boa. Isso levou muitos dias para fazer, porque a tartaruga era muito grande.
Quando retornou ao oeste onde começou, ela disse: “Tartaruga, você é um animal corajoso e forte para oferecer a volta para mim e para todos os seres humanos que virão de mim e de meus filhos. Se você permanecer como nossa casa para sempre, você não terá a chance de fazer as coisas que as tartarugas deveriam, então eu irei ajudá-la. Água, vá e procure a terra no fundo do oceano e traga de volta para mim. ”

Todos os animais da água mergulharam e tentaram. Alguns trouxeram de volta um grão de terra, mas não havia o suficiente. Finalmente, quando todos tinham praticamente desistido, o rato almiscarado apareceu com a boca cheia de sujeira e colocou-o nos pés da Mulher do Céu, antes de desmoronar.Foi dai que ela usou seu remédio para reviver o rato almiscado, ela pegou a terra e novamente caminhou ao redor das Tartarugas. Enquanto caminhava, ela deixou cair a terra ao redor das costas. Quando ela voltou para o início, ela respirou o sopro da vida sobre a terra e se multiplicou, cobrindo todas as Tartarugas de volta.

“Tartaruga”, disse A Mulher do Céu, “Agora você pode voltar para sua vida. Mas, em honra do sacrifício que você fez e estava pronta para fazer, esta terra será chamada de Ilha da Tartaruga, e mesmo que você tenda a ser uma criatura da água, você também será considerado como a criatura desta terra,  parte da terra. ”
E é assim que a Tartaruga se tornou o totem do clã da terra.

Um comentário em “Roda – Totens do Clã da Tartaruga

  • 31st maio 2018 em 11:58 am
    Permalink

    Adoro as histórias dos totens.
    Depois do Caos, a Harmonia.
    Ou como os antigos diziam:
    Depois ta tempestade vem a bonança.
    Gratidão

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *