Totens – Caminho Espiritual – Crescimento

Extraído de Sun Bear Book – Dancing with the Wheel

TOTENS : CRESCIMENTO

Direção Norte da Roda Medicinal

COELHO

 

O totem animal do Caminho Espiritual do Crescimento é o Coelho. É conhecido por ser um animal que se reproduz bastante, e que atinge a idade adulta muito rapidamente.  Com seu ar de inocência, propensão instintiva e crescimento individual da espécie, os coelhos podem nos ensinar sobre a realidade do crescimento sempre presente. Existem mais de 70 mil espécies espalhadas pelo planeta.

Os Povos Nativos  respeitam o Coelho como um símbolo de fertilidade e como um provedor estável de sustento. Também é considerado o símbolo da inocência.

Trabalhando com o Coelho podemos aprender a não temer o crescimento além de nossas atuais fronteiras. Podemos aprender a nos esticar, para nos tornarmos mais do que somos. O Coelho também ensina sobre engenhosidade, audição, velocidade, fertilidade em todos os níveis, sustento e inocência.

FLUORITA

O totem mineral é a Fluorita. Pertence à família dos cristais, tem um brilho vítreo e vem em formas cúbicas, e octaédricas. Ela varia em coloração desde o incolor ao púrpura, verde, amarelo, violeta, azul, preto, rosa avermelhado, marrom e branco, bem como fluorescente. Fluorita vem da palavra “fluere” que significa  “fluir” , porque ela funde com muita facilidade.

Devido à sua habilidade para mudar e suas propriedades naturais de alterar sua condição, a fluorita pode através da fusão com outros minerais, se tornar algo além dela mesma. Se você quiser fluir com a vida, ao invés de permitir que a vida o altere, pode haver oportunidades de se transformar numa versão mais forte e evoluída de sí mesmo.

Dizem que a Fluorina, o maior componente da Fluorita, ajuda a determinar a forma do corpo humano.  A falta dela pode resultar numa estrutura fraca, queda de dentes e doenças dos ossos. Trabalhar com a Fluorita encoraja o Crescimento, dá perspectiva e ajuda a integrar processos do pensamento e da informação. A Fluorita favorece o relaxamento, equilíbrio, expansão, avanço pessoal e unidade universal.

Também ajuda na comunicação e o alcance de ideais mais elevados. Alivia depressões, ansiedades, estagnação, raiva e resistência à mudança. Pode ser utilizada para cura geral. Ela pode nos ajudar a crescer além de limitações prévias para novas fronteiras. Poderá acordá-lo para uma sensação de confiança que lhe permitirá  esticar-se e crescer além do ser que você é agora.

CONFREI

Ele é um bom exemplo do poder do crescimento. Uma vez que a raiz da planta se encontra na terra, o confrei cresce rápido e abundantemente, espalhando-se em todas as direções.

Utilizado tanto como comida como medicamento, o Confrei fortalece o Ser. Ele é mil-e-uma utilidades, que pode ser de uso externo ou interno, como verdura cozida, chá, tintura, tônico, cataplasma, banho de ervas, ou pó.  Também é uma boa comida para os animais.

Ele era usado pelos nativos americanos para hemorragias internas e sangue nas fezes, urina, pulmões e nariz. Ajuda no tratamento do câncer. É um poderoso adstringente, expectorante, xarope pra tosse, analgésico, estimulante e purificador. O Confrei é conhecido por passar pelo organismo limpando a doença e dando lugar ao crescimento de tecido novo e sadio, bem estar geral, e boa saúde.

Esta planta é boa para órgãos respiratórios, pulmões, estômago, órgãos femininos, cálculos vesiculares, rins, garganta, tendões, ossos, dores nas costas, juntas, bem como excessos sexuais, queimaduras, úlceras internas ou externas, arranhões, machucados, entorses e inchaços. É um agente curador que favorece a regeneração e crescimento em todos os níveis – físico – mental – emocional – espiritual.

VIOLETA

A cor que representa o crescimento, a primeira posição do Caminho do Espírito do Sul, é violeta. Violeta, um tom gentil de roxo, estimula o crescimento e a evolução da adolescência para a idade adulta. É um aspecto do raio ultravioleta crítico à saúde e desenvolvimento de plantas e animais. É a cor das lâmpadas usadas para persuadir as sementes a se tornarem brotos. Trabalhar com violeta estimula o desenvolvimento e um processo de amadurecimento, especialmente no que diz respeito às emoções e relacionamentos. Violeta é uma cor que estimula a expansão nos níveis físico, mental, emocional e espiritual. Se você quer se abrir, aprender, se responsabilizar, curar ou ir além da sua capacidade atual, então tenha a violeta ao seu redor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *