Totens – Caminho Espiritual – Introspecção

Extraído de Sun Bear Book – Dancing with the Wheel

TOTENS : INTROSPECÇÃO

Direção Oeste da Roda Medicinal

CAMUNDONGO


O totem animal do Caminho Espiritual Introspecção é o Camundongo. Este pequeno animal, com sua visão e território limitado, é um perito em olhar para dentro. Para alguns nativos, simboliza confiança e inocência. Devido ao seu tamanho reduzido e ao seu território limitado tem pequenas defesas contra qualquer um que o ataque.

Ele deve confiar em seu próprio conhecimento e rotina para mantê-lo livre  do perigo. Suas fronteiras limitadas também o mantém inocente sobre o que se passa no mundo externo.

O  Rato pode ensinar a apreciar o óbvio e a se alegrar com os milagres da vida cotidiana. O Rato pode nos ensinar a realmente ver nossas falhas bem como as qualidades. Ele sabe como o nosso cantinho no Universo é especial e demonstra que tamanho não tem sentido na beleza da vida.

Ao trabalhar com o Camundongo podemos aprender a olhar apara dentro, a aceitar e sentir satisfação, a ver o pequeno quadro claramente, a repousar e relaxar, a voltar a ganhar inocência, e a confiar que a vida está seguindo como devia. Desta observação pode advir uma conscientização que levará o verdadeiro crescimento interior.

LAPIS LAZULI

Ele tem sido usado  através dos séculos por mágicos e pessoas sagradas para acentuar a receptividade aos poderes espirituais. Dizem que era a Safira dos antigos. O Antigo Testamento se refere a essa pedra, bem como os antigos registros egípcios. Através da eras o Lápis tem sido usado em forma de pó, como pigmento para pintura.

O Lápis ajuda no auto-exame e contemplação. Favorece claridade, maturidade espiritual e emocional, sabedoria, equilíbrio das energias , compaixão, força e estabilidade.

Trabalhar com o Lapis encoraja a cura nos relacionamentos bem como coragem, alegria, fidelidade, poderes psíquicos, proteção, crescimento espiritual, bem estar físico e saúde. Ele é bom para amizades, vínculos e amor equilibrado.  Lapis também ajuda com comunicação e com desenvolvimento de força de caráter e vontade. Ele pode acordar em nós um sentimento de respeito e conexão com nossa consciência mais elevada.

CAMOMILA

O totem vegetal é a Camomila. Esta delicada planta pode ser transformada em chá para nos ajudar a relaxar, para nos tornar capazes de fazer uma jornada interior que nos permite olhar para dentro. A Camomila é conhecida por ser um remédio para vários males que afligem os humanos, desde o nascimento até a idade adulta.

A Camomila ajuda na dor, tanto do físico como do espírito. É muito boa como planta medicinal preventiva .

Pode ser usada como chá, tônico, tintura, na aromaterapia, cataplasma, banho de ervas e gargarejos. É excelente para adultos e crianças nos resfriados, caxumba, catapora, dores de ouvido, de cabeça. Traz conforto, alivio. É um calmante.  Altamente recomendada para problemas do estômago.

A Camomila é conhecida por aliviar as pesadas perdas menstruais e desconfortos uterinos relacionados à maternidade. O óleo feito dela é bom para cuidados com a pele. Ela também pode ser transformada num banho de ervas refrescante e revigorante. Uma xícara de chá de Camomila pode nos ajudar a relaxar, nos interiorizar e encontrar soluções para dores e problemas.

AZUL ROYAL

A cor associada à segunda posição do Caminho do Espírito no Ocidente, a introspecção, é azul royal. O azul real é uma cor que pode ajudá-lo a olhar para dentro e a extrair de sua própria força interior. Encoraja a contemplação, a reserva e a internalização. O azul real pode ajudá-lo a segurar sua língua e pensar antes de falar. Essa cor pode ajudá-lo a impedir comportamentos e tendências inadequados. O azul real pode ensiná-lo sobre seu relacionamento com o mundo ao seu redor. Essa cor promove decisões calmas e maduras, nascidas de pensamentos e cuidados sérios. O azul-real conecta você com a força vital sagrada e o sintoniza com o bem mais sábio. O azul real é bom para a cura geral, sintonização espiritual e aterramento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *