Totens – Caminho Espiritual – Limpeza

Extraído de Sun Bear Book – Dancing with the Wheel

TOTENS : LIMPEZA

Direção Norte da Roda Medicinal

GUAXINIM

O totem animal do Caminho da Limpeza é o Racoon (Guaxinim). ele é um animal limpo, que valoriza tanto a higiene, que lava suas mãos para remover a comida delas. O Racoon é um bom sobrevivente, como o Coiote. Ele pode ser encontrado jantando em latas de lichos, nas melhores partes das áreas urbanas. É muito esperto, é feliz tanto na água, como na terra, mas geralmente gosta de uma casa nas árvores

Os Povos Nativos consideram o Racoon um palhaço e trapaceiro sagrado. A máscara negra em seu rosto, lhe dá um aspecto bandido. Eles parecem ter senso de humor, uma desconfiança, que pode permitir-lhes sobrepujar os humanos em muitas situações.

Se procura por limpeza, o Racoon, pode ensinar-lhe a retirar a máscara atrás da qual se esconde. trabalhar com o Racoon também pode ensinar divertimento, contentamento, audácia, astúcia, humor, inteligência, sobrevivência e tenacidade.

SODALITA

Ela tem esse nome devido ao seu alto teor de sódio. O sal realça qualquer processo de limpeza. Ela ajuda nas limpezas em todos os níveis: mental, físico, emocional e especificamente espiritual. É uma excelente aliada que pode manter o Espírito limpo e o coração autêntico.  ajuda a limpar problemas que ficam no nosso caminho de iluminação e ajuda a manter afastadas as doenças.

É uma excelente pedra para ser usada em cerimônias da Lua ou da Água. Ela convida a receptividade, a calma, coragem e antigo conhecimento. Ajuda a eliminar a vergonha, humilhação, medo e estresse. Dizem que ajuda a eliminar a retenção de líquidos oriundo de problemas e doenças linfáticas resultantes de exposição à radiação. Ajuda a equilibrar as energias masculinas e femininas e energizar os chakras. Trabalhar com a Sodalita ajuda a limpar e fortalecer.

 EQUINÁCEA

Uma poderosa planta de limpeza. Nas tradições herbárias ela é conhecida como purificadora do sangue. Era bastante conhecida dos nativos americanos como uma curadora, utilizada especialmente para picadas de cobras e infecções.

A raiz da Equinácea pode ser utilizada medicinalmente interna e externamente, como tônico, tintura, cataplasma, banho de ervas, defumações ou chá suave. Esta planta é curadora do sangue e do sistema linfático. Ajuda nas febres altas, infecções, abcessos, irritação nas membranas mucosas, infecções vaginais, envenenamento do sangue. É boa para tratar arranhões de arbustos venenosos, bem como picadas de insetos.

VERDE PÁLIDO

A cor associada à limpeza, a primeira posição do Caminho dos Espíritos do Norte, é verde pálido. Verde pálido é uma cor poderosa para conectar os planos físico e etérico. Essa cor pode ajudá-lo a preparar, limpar e purificar-se para trabalhar em níveis mais refinados de crescimento e transformação. Verde pálido ajuda você a liberar o antigo e permitir espaço para o novo.
Verde pálido é útil para desintoxicar e remover impurezas do corpo, mente e espírito. O verde pálido pode ajudar a descarregar a emoção e liberar equívocos. Se você está se preparando para uma provação difícil ou qualquer forma de transformação, ter essa cor ao seu redor pode ser útil. Também é bom para resistência, liberação, limpeza, estimulação e purificação. Verde pálido é a cura para todo o corpo.