Totens – Caminhos Espirituais – Força

Extraído de Sun Bear Book – Dancing with the Wheel

TOTENS : FORÇA

Direção Oeste da Roda Medicinal

FORMIGA

O totem animal do Caminho Espiritual Força é a Formiga. Este pequeno inseto é capaz de levantar e carregar algo que pesa quatro vezes mais do que ele. Isto é um ato de Força que a maioria dos outros animais e o homem achariam difícil de fazer.

Como espécies elas também são fortes. Podem sobreviver,  resistir. De acordo com as profecias Hopi, foi o povo formiga que deu abrigo aos humanos, durante as primeiras limpezas da Terra. E será o povo formiga que herdará a Terra, se os humanos não voltarem para o Caminho traçado  pelo Criador.

As formigas realizam seus incríveis feitos devido à sua estrutura social onde as necessidades individuais são definitivamente secundárias àquelas das colônias de formigas. Há muito a ser aprendido na observação dos feitos individuais e grupais das formigas que conseguem florescer abaixo dos pés da maioria dos animais. As formigas dão um exemplo de força que vem da premeditação, persistência e coragem ao invés de força bruta.

Trabalhar com a Formiga pode nos ensinar a usar a Força para o bem da comunidade dos humanos, para obter  relacionamentos duradouros que possam beneficiar todos os envolvidos. As formigas ensinam sobre segurança, confiança, força interior e exterior, persistência e equilíbrio com tudo o que está à nossa volta.

ÂMBAR


O totem mineral é o Âmbar, uma resina fossilizada que se origina de pinheiros pré-históricos. Não é incomum encontrar mosquitos ou outros insetos completamente preservados dentro de pequenos pedaços de Âmbar. A coloração varia desde o amarelo claro ao ouro, ao vermelho transparente ou amarelo amarronzado. Encontrado em sítios sepulcrais europeus com a idade anterior a 8.000 anos a.C.

Muitos povos nativos dizem que seus depósitos  são locais de descanso dos espíritos. Em tempos mais recentes, a resina ainda não fossilizada está sendo utilizada como poderoso agente na aromaterapia.

Dizem que o Âmbar contém a força da maturidade, o Grande Urso, e Mudjekeewis. O Âmbar ajuda a ativar a essência curadora na pessoa. Fortalece e solidifica o corpo, a mente, as emoções e o espírito. É bom para se trabalhar com o Reino Elemental e com os poderes da natureza. Evoca a chamada pelos anciãos e a antiga sabedoria.  Desencoraja a negatividade, fraqueza, letargia, depressão e procrastinação.

Promove a beleza, longevidade, resistência, abundância, amor, cura, persistência, bons relacionamentos, sexualidade saudável, diligência e perseverança. Esta pedra torna as cerimônias e rituais mais poderosos.

O Âmbar pode nos ensinar sobre a força com sabedoria, força com calma,  força que vem de fazer algo bom, o tipo de força harmonizadora que pode ajudar a compreender a vida verdadeiramente

URTIGA

O totem vegetal é a Urtiga. Seu nome botânico é Urtico Dioica.´É uma planta selvagem e suas hastes picam as pessoas sem que elas dêem conta de sua presença. Ao mesmo tempo em que ela é uma planta que irrita, pode também nos dar saúde e cura.

É melhor se usada as folhas de plantas jovens, que podem ser usadas interna ou externamente como chá, tônico, tintura, cataplasma, shampoo, creme rinse, loção ou banho de ervas. Ela é rica em vitaminas e minerais incluindo a clorofila, potássio, manganês e ferro.

Ela também tem valor na cozinha, e refresca picadas.  Ela é particularmente rica em ferro e vitamina C.  Como alimento pode ser usada em sopas, saladas cozidas, como chá, ou da mesma forma que se faz o espinafre.  Medicinalmente ela é efetiva para aliviar artrite, particularmente como cataplasma. Ela pode ajudar a curar doenças da pele,  sangue, anemia e ajuda a abaixar os níveis de açúcar.  Efetiva para problemas femininos, erupções e caspa. Muitos produtos como loções, condicionadores de cabelos e shampoos contém Urtiga.

A Urtiga ensina Força através da atenção. Se você não está preparado para lidar com a Urtiga, ela lhe pica, lembrando que  discriminação é um importante elemento da força.  Entretanto, centrando-se em sua própria força e poder,  poderá apanhar essa planta sem receios, de se queimar ou arder.

AMARELO DOURADO

A cor associada à força, a terceira posição do Oeste é amarelo dourado. É a cor da resina âmbar que envelheceu por milhares de anos. Ensina sobre a responsabilidade do poder. O amarelo dourado incentiva a devoção e a disciplina necessárias para exercer com justiça, compaixão e apropriadamente poder e liderança com pessoas, lugares e coisas. Trabalhar com essa cor pode ajudá-lo a saber como tomar decisões justas pelo bem maior de todos os envolvidos. Também ajuda você a aprender a ensinar aos outros como tirar seu próprio poder. O amarelo dourado não apenas lhe dá força pessoal, mas também ensina como encorajar os outros a construírem a mesma força dentro de si mesmos. Essa cor encoraja você a seguir seu próprio caminho evolutivo.

O amarelo dourado é bom para resistência, coragem, resistência, força, fé e disciplina. O amarelo dourado está se curando no campo de energia e na mente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *