O Xamanismo e a Política

“Quando alguém compreende que é contrário à sua dignidade de homem obedecer a leis injustas, nenhuma tirania pode escravizá-lo”
Gandhi

Por Léo Artese

Uma vida espiritual verdadeira depende  também de uma consciência politica e uma certa dose de ativismo para garantir direitos humanos e uma vida social mais  justa. Sinto que dentro de uma cerimonia espiritual, num momento em que nos conectamos com o divino, seja da crença que for, o caminho é reto. Mas não há como separar as nossas crenças  do que acontece com a política a e afetam seres humanos.

Atualmente, a politica brasileira, está repleta de  fundamentalistas religiosos que são socialmente muito conservadores . Como vemos hoje  certos políticos tentam impor por meio das políticas públicas suas crenças religiosas  aos outros. Na verdade a grande maioria dos políticos tem suas crenças religiosas e uma parte do povo não aceita que lideres espiritualistas, não religiosos principalmente, deem suas opiniões politicas relacionadas às ações de governos que afetam a vida.

O “Xamã tradicional”  não tem interesse em Política – A política é um sistema diferente, uma matriz diferente … O xamã vive com a Matriz da Terra e, como tal, não tem tempo para tais coisas. O que não quer dizer que eles não possam olhar e discutir. Mas quando a política invade a viabilidade de seu sustento, essa discussão termina e é hora de agir – porque há mais a considerar!

Gandhi  disse: “Eu não poderia levar uma vida religiosa a menos que me identificasse com toda a humanidade, e isso não poderia acontecer a menos que participasse da política”. 

Agora, aqui no Brasil, os apoiadores de extremistas, ditadores, pressionam os lideres religiosos e aceitam posições, principalmente dos fundamentalistas raivosos, falsos moralistas, que apelam apenas à ganância e desejo de poder, que se afastaram dos ensinos de Jesus, criando um “Jesus de conveniência e nos agredindo com palavrões, calunias, fakenews  e julgamentos com toda a sorte de agressões.

Ao invés de afirmar que Deus está de um lado, chegou a hora de perguntar se realmente “estamos do lado de Deus”. De refletir se estamos promovendo valores e virtudes espirituais verdadeiras de compaixão e de paz.

O xamanismo Universal prega a paz, a saúde, os relacionamentos corretos, a proteção da natureza, o respeito às diferenças (sexualidade, raças, religiões), a alimentação saudável, o amor ao próximo e aos animais. Convivemos em um mundo que impõe um consumismo exacerbado graças a um capitalismo fora de controle e daí vem uma crise financeira mundial, mostrar como o sistema é perverso.

Trazer valores espirituais como altruísmo e coragem para a política poderia compensar o imenso poder dos interesses monetários de influenciar a política e compensar o cinismo e apatia de grande parte dos lideres espirituais, que temem  perder seu público e se calam perante o que está acontecendo.

Como podemos reconhecer uma política que não tenha coragem de enfrentar interesses específicos de uma minoria, que tenha o ego inflacionado e manipule os outros, que não pratique a verdadeira justiça, que use a agressividade nas palavras e estimule a violência ao invés de formas pacíficas, que não tem compaixão pelos menos favorecidos falando em nome de uma maioria, que não lute pelo bem de todos ao invés de interesses pessoais, que não aja com respeito e civilidade aos que pensam o contrário, que não compreendam que tudo está conectado?

Criamos formas totalmente anti-naturais de viver. Já não podemos tomar Sol à vontade com medo de doenças na pele, não podemos sair na chuva com medo de alagamentos. Sair de carro é um horror: engarrafamentos, assaltos, violência. Na alimentação, convivemos com agrotóxicos, transgênicos, anabolizantes, coliformes fecais, aditivos químicos, cancerígenos. Estamos num momento de rever os grandes paradigmas sobre alimentação, por exemplo. Uma das grandes contradições de todo o desenvolvimento é a de que milhares de seres humanos morrem de fome. De outro lado, o que se gasta para alimentar o gado, daria para alimentar toda a população com fome em nosso planeta. Não precisaríamos destruir florestas para transformá-las em pastos, preservando mais o nosso meio-ambiente. No mundo inteiro é cada vez maior a quantidade de água usada em porcos e galinhas, em vez de serem empregadas na irrigação das plantações destinadas ao consumo direto.

Uma das áreas mais polemicas  tem sido o que um lado chama de “moral e valores familiares em declínio” nas escolas e na cultura popular. Dai fundamentalistas têm sido os mais expressivos sobre isso,  censurando a sexualidade no cinema, TV, arte, livros didáticos e, em questões desafiantes como o aborto, homoafetividade, criando escolas militares, liberando armas para defender a família e por ai vai.

As sementes de uma política verdadeiramente transformada será plantada quando descobrimos que, além dessas arenas tradicionais de espiritualidade e política, há uma nova política emergente em todo o país hoje que incorpora uma abordagem espiritual mais inovadora, participativa, inclusiva, onde todos teremos uma maneira de experimentar nossa verdadeira conexão com tudo o que existe e depois fazer escolhas no mundo exterior com base em nossas crenças e no livre-arbitrio.

A Nova Consciência inspira para que cultivemos relacionamentos amorosos,  nossa generosidade com o próximo, com o planeta e todas as suas criaturas. Que sejamos mais pacíficos, mais criativos, tenhamos mais compaixão, pratiquemos mais o perdão e agradeçamos mais nossas conquistas.

Somos contrários à pena de morte.
Somos contrários ao armamento da população que gerará mais homicídios nas ruas.
Somos contrários à corrupção que existe em todos os partidos brasileiros.
Somos opostos às formas violentas de expressão, seja física, verbal, espiritual.
Somos favoráveis à uma policia que combata o crime com inteligencia e não com violência. Sem colocar em risco a vida dos policiais e de pessoas inocentes.
Somos favoráveis a um governo que garanta os direitos dos cidadãos, promovendo a inclusão dos mais carentes.
Somos favoráveis a um governo que também trabalhe para as minoria, ao invés de forçar as minorias a se calarem.
Somos favoráveis a um governo que inclua e proteja as mulheres e seus direitos, as diversidades sexuais, os negros, aos indígenas.
Somos favoráveis a um governo que garanta os territórios das nações indígenas, aos povos tradicionais do Brasil.
Somos favoráveis a um governo que crie programas sociais para combater a fome, que veja a alimentação como um direito humano, que combata a miséria e a falta de moradias.
Somos favoráveis a um governo que proteja a Amazônia como um patrimônio que Deus criou para o Brasil e para o Mundo, evitando a exploração desenfreada por grupos estrangeiros e o desmatamento predatório.
Somos favoráveis a um governo que produza uma alimentação livre de agrotóxicos e de produtos transgênicos.
Somos favoráveis a um governo que não pense somente em índices econômicos e sim na qualidade de vida e na felicidade do povo.
Somos favoráveis a um governo que garanta a maior dádiva que Deus nos deu além do amor, nossa liberdade, nosso livre-arbítrio.
Somos favoráveis a um Estado Laico, onde todas as religiões e crenças sejam respeitadas.
Enfim, esperando que todos nós desse universo xamânico façamos as nossas escolhas pensando no bem estar do nosso povo.

Agora que estamos no limiar das jornadas pelo espaço, das tecnologias, da realidade virtual e de um xamanismo universal, espero que essa corrente de consciência se expanda cada vez mais na linha da Luz, para que possamos influenciar na paz, os líderes e governantes desse Planeta.E assim vamos prosseguir nossas vidas, na jornada da nossa alma, em direção aos nossos sonhos.

Que o Grande Espírito nos abençoe.

Por Todas As Nossas Relações.

Compartilhe: