A Magia do Toque

 

 Magia do Toque
As crianças não se deixam enganar
por palavras…  pelo toque elas sentem
se podem confiar ou não…reagem às
mínimas oscilações de quem toca…
As crianças são um excelente teste
para saber se o toque é bom…
se o terapeuta é bom…
(SANDOR, in DELMANTO,1997:53)

Os estudos sobre a massagem também estão relacionados ao toque, ao contato com o próprio corpo e também ao do outro.

Este toque representa a grande questão que ocupará o estudioso desde o início e não o abandonará em nenhum instante em sua atuação profissional. Este é o ente mágico que permite grandes viagens ao longo do corpo que o fará apto a avaliar e aliviar as dores.

O toque em si não apresenta maior dificuldade, mas à medida que ele se torna mais presente, mais freqüente e mais conhecido daquele que é tocado, então – aí sim – teremos uma fonte inesgotável de sensações, de percepções que podem nos conduzir a mundos desconhecidos e mágicos.

Quando nos referimos ao toque, devemos estar atentos para seu principal veículo: a pele.

Nossa pele é uma espécie de roupa espacial, dentro da qual nos movemos em meio a uma atmosfera de gases agressivos, de radiação solar e de obstáculos de todos os tipos. (…) Mas a pele é viva, respira e produz secreções para nos proteger.

Massagem Shiatsu

A Massagem Japonesa Shiatsu está fundamentada na Medicina Tradicional Chinesa, que observa o ser humano como parte integrante da natureza. E esta natureza está permeada por energia que permite a vida e o movimento.

As dores e os desconfortos no corpo humano representam dificuldades de circulação da energia, em um corpo que não permite o movimento da natureza (como a vida urbana: que nos fecha em ambientes artificiais, em posturas forçadas por longo tempo.)

A coluna vertebral representa a estrutura anatômica móvel que nos permite a flexibilidade e a postura diante de nosso cotidiano. Quando muito exigida, quanto a imobilidade ou a postura continuada, reclama através de dores que nos mostra o tipo de esforço inadequado ao qual nos submetemos. A prática do shiatsu, preventiva ou de primeiro socorro, pode representar o recurso adequado para recuperar a flexibilidade e o potencial de posturas desejado, eliminando dores e prevenindo-as.

Os pontos chineses, também chamados pontos ativos, constituem uma realidade clínica facilmente constatável. Distribuídos ao longo das linhas de energia chamadas, Meridianos, localizadas em lugares conhecidos desde a mais remota antiguidade, sua existência não pode passar inadvertida para aqueles que examinam cuidadosamente o paciente. Muitas vezes, o paciente nos chama a atenção sobre certas dores localizadas em lugares que se repetem com freqüência.

O que são e o que significam estes pontos doloridos? Todo transtorno de um órgão profundo trás como conseqüência a aparição de uma sensibilidade dolorosa espontânea ou provocada, sensibilidade que desaparece uma vez desaparecido o transtorno profundo que a originou. E quando se exerce uma ação sobre as zonas dolorosas logra-se uma transformação do órgão afetado, transformação esta favorável.

(AUSTREGÉSILO, 1988:78).

 

Compartilhe: