ANIMAIS DAS QUATRO DIREÇOES NA RODA MEDICINAL
Sun Bear conta uma lenda antiga sobre como o Búfalo, a Águia, o Coiote e o Urso começaram a ajudar os Espíritos Guardiões das Quatro Direções Cardeais:
Há muito tempo, quando os animais podiam se comunicar entre si e com os humanos, os quatro “poderosos animais” tiveram uma disputa. Cada um deles sentia ser o melhor candidato para chefiar o Conselho dos Animais, causando desconforto entre os demais membros. O Urso, que sempre fora o chefe, baseava sua liderança em sua força e em suas decisões sábias. Alguns animais acreditavam que ele deveria continuar como líder, enquanto outros achavam que o cargo deveria ser alternado entre os candidatos.
O Búfalo se apresentou como candidato, afirmando: “Eu sou o mais forte e poderoso dos animais. Dou generosamente minha carne para os humanos e para o Reino Animal. Mereço ser o chefe devido à minha pureza de propósitos e habilidade em renovar todos aqueles que recebem meus presentes”.
A Águia também se candidatou, dizendo: “Voo mais alto do que qualquer outra criatura alada. Vejo mais claramente e voou mais perto do Grande Espírito do que qualquer outro neste Conselho. Por causa de minha claridade e sabedoria, desejo ser o chefe”.
O Coiote, por sua vez, argumentou: “Sou o mais habilidoso de todos os animais. Posso sobreviver em qualquer lugar e tenho a capacidade de ensinar a todos, quer queiram aprender ou não. Por trazer crescimento, desejo ser o chefe”.
O Urso, então, respondeu: “Tenho grande respeito por meus irmãos que desejam ser chefes, mas vocês não têm motivos para me substituir. Tenho cuidado bem de todos vocês. Sou forte e sempre fui bondoso em minhas decisões. Sempre pondero cuidadosamente antes de decidir sobre qualquer assunto relacionado a vocês. Desejo continuar servindo como sempre fiz”.
Depois que cada um dos quatro poderosos animais apresentou seus argumentos, os outros membros do Conselho também tiveram a oportunidade de se manifestar. No entanto, não houve consenso e a divisão de opiniões gerou um mal-estar inédito entre os animais. Sentindo-se perdidos, eles não sabiam como proceder, já que todos os Quatro Animais eram poderosos e tinham qualidades que os qualificavam para serem líderes.
Repentinamente, fortes ventos começaram a soprar em todas as Direções, dificultando a comunicação entre os animais durante a segunda rodada de discussões. Foi então que um “Espírito Professor” surgiu no centro do círculo. Ele se apresentou como Mudjekeewis, o Espírito Guardião do Oeste, e falou com firmeza:
“Eu sou Mudjekeewis, o Espírito Guardião do Oeste, onde o Vento Oeste me acompanha. Muito antes de vocês nascerem, decidi que poderia ser o ‘Chefe dos Guardiões das Direções’. Nós, assim como vocês – Águia, Urso, Búfalo e Coiote -, mantemos as Direções fortes. Somos todos filhos da mesma Mãe e possuímos a força e a sabedoria específicas de cada um de nossos pais.
Em vez de brigar sobre quem é o mais forte e quebrar a ‘Lei da Unidade’, decidimos, com a ajuda de nossa Mãe, dividir a responsabilidade por um quarto da Roda Medicinal. Dessa forma, podemos usar nossas forças separadamente da melhor maneira possível, fortalecendo a Roda em todas as Direções e tornando-nos, juntos, mais fortes, ao seguirmos uma Direção específica para manifestar nosso poder.
Fui escolhido pelo Grande Um para intervir neste Conselho dos Animais e também para ouvir suas opiniões. Vim servir como elo de ligação porque, neste momento, a Lei da Unidade entre vocês poderia ser quebrada se continuassem a brigar, o que não seria bom para as relações na Terra, pois o Grande Espírito não deseja isso. Então, cada um de vocês se fundirá com o poder de cada Direção, contribuindo para a harmonia da Criação”.
Urso, você se fundirá comigo, com o Oeste, porque assim como eu, você é forte e pondera cuidadosamente antes de agir. Sua pele será preta como a noite, e seus cabelos prateados honrarão as estrelas. Você permanecerá como chefe do Conselho Animal, assim como eu sou o chefe do Conselho dos Ventos.
Búfalo, você se fundirá com o poder de Waboose, do Norte (ou Sul para o Hemisfério Sul), compartilhando das qualidades de renovação e pureza. Quando trabalhar com Waboose, seu pelo será branco como a neve.
Águia, você se fundirá com o poder de Wabun do Leste. Com sua visão clara, ajudará a trazer consciência, sabedoria e iluminação. Suas penas serão douradas, a cor do raiar do dia.
Coiote, você se fundirá com o poder do Sul, ou Shawnodese no Norte (ou Sul para o Hemisfério Sul). Com sua habilidade para ensinar e sobreviver, trará crescimento e confiança aos seres. Sua pele terá a cor do Sol do meio-dia, que fertiliza a Terra.
Meus honrados amigos, sejam felizes com os presentes de poder do Grande Espírito, que foram dados a cada um de vocês. Cada um deverá servir da melhor forma na Direção designada, contribuindo assim para a harmonia da Criação.