Eco-Consciencia
Caminhamos para um desastre psicológico, social e ecológico. Dominados pela tecnologia e o consumismo, vamos perdendo o verdadeiro significado da vida, que é a paz e a felicidade.
O amor é a nossa única salvação.
Nossa própria sociedade não se importa o suficiente com o que é verdadeiramente bom para a humanidade.
Os resíduos tóxicos na terra e no ar são o subproduto do mesmo gênio que concebeu a tecnologia – que chamamos de progresso. A exploração desenfreada da natureza nos desconecta de nossas necessidades básicas ar água alimentação prazer de viver.
Confundimos felicidade com sucesso. Buscamos oportunidades de riquezas, e escondemos a depressão, a falta de um sentido para a vida e a infelicidade. Reconectando-nos com o Sagrado, aprendemos a apreciar o mistério e a beleza das coisas simples, que passam desapercebidas. Precisamos aprender a sentir a religação entre todas as coisas vivas e as que já passaram sobre a Terra, assim, compreenderemos que todas as histórias fazem parte da nossa história. Tudo está conectado.
Uma das grandes contradições de todo o desenvolvimento é a de que milhares de seres humanos morrem de fome. De outro lado , o que se gasta para alimentar o gado, daria para alimentar toda a população com fome em nosso planeta. Não precisaríamos destruir florestas para transformá-las em pastos, preservando mais o nosso meio ambiente.
Para se produzir 450 grs. de carne de vaca, são necessários 3Kg de sementes. Estes, por sua vez requerem 3.000 litros de água. No mundo inteiro é cada vez maior a quantidade de água usada em porcos e galinhas, em vez de serem empregadas na irrigação das plantações destinadas ao consumo direto.
Uma grande solução para um planeta com fome, seria transformar os pastos em campos de agricultura.
Cada dia que passa, de cem a duzentas espécies de plantas ou animais somem para sempre da superfície da Terra. Populações inteiras de plantas são derrubadas e com ela uma vasta cadeia alimentar. Os chamados defensivos agrícolas, na verdade, os agrotóxicos, ou venenos, contaminam águas, peixes , animais e pessoas. Atualmente, alguns estabelecimentos com maior consciência já começam oferecer produtos orgânicos aos seus clientes. Vive-se uma grande polêmica internacional sobre o uso de produtos transgênicos na agricultura, desconhecemos os reais impactos na saúde e no meio-ambiente, é preciso maiores informações sobre o assunto.
O ar que respiramos tem sido comprometido pelo desflorestamento, que tem tido uma progressão assustadora, isso associado a intensificação do uso de automóveis, e outros poluidores, tem aumentado a taxa de gás carbônico no planeta.
Apenas 3% da água do planeta é doce, apesar disso tem sido contaminada por dejetos industriais, urbanos, agrotóxicos, sem contar o desperdício.
Temos também tendo uma perda acelerada de solo fértil, devido a urbanização, estradas, erosões, queimadas, uso de agrotóxicos e manejos agrícolas inadequados e despejo de dejetos e resíduos de toda a espécie.
Estima-se uma redução acima de 30% na vida dos oceanos, os minerais e combustíveis fósseis estão sendo dilapidados. Ainda é um tema a poluição radioativa, a contaminação radioativa do ambiente em volta das usinas e minas de extração de urânio.
Todos os anos o lixo aumenta e é cada vez mais diversificado. Uma grande parte do lixo é simplesmente desagradável à vista, e outra parte pode ser tóxica. E os detritos tóxicos são venenosos.
A indústria química aumentou a sua produção e os seus resíduos, pelo menos 15 vezes, desde 1945. A maior parte destes resíduos é despejada em aterros – buracos abertos no solo, onde os desperdícios vão sendo lançados em camadas, contaminando o solo e com o passar do tempo não sobrarão lugares para a agricultura, laser e etc.
Hoje em dia os temas muito atuais são chuvas ácidas, buraco na camada de ozônio, lixo em excesso, efeito estufa, poluição e etc., tornam clara a crise que vivemos nos dias de hoje, levantando questões cruciais sobre o futuro da humanidade
ONDE IREMOS PARAR?
O QUE FAZER PARA REPARAR TAL SITUAÇÃO ?
Vão aqui algumas sugestões : “Torne-se consciente, não só com informações, mas com ações, hábitos e comportamentos ecologicamente corretos. Passe-os como valores para a sua família.
* Ao votar em qualquer candidato, conheça suas intenções com relação ao meio ambiente. Torne-se um cidadão apto para decidir por aquele que atue na realidade socioambiental, de um modo comprometido com a vida e com o bem estar da sociedade.
* Andar menos de automóvel. Use mais os meios de transporte coletivos. Ande mais, use bicicleta, fará bem para a sua saúde.
* Plantar uma árvore, se puder também faça sua própria horta.
* Reveja sua alimentação. Mais natural possível, de preferência vegetariana.
* Dê preferência à produtos orgânicos, livre de agrotóxicos e transgênicos.
* Reduzir a quantidade de lixo produzida. Reciclar materiais, usar menos embalagens de plástico.
* Gastar menos energia . Evite acender luzes durante o dia, use as janelas para aproveitar a luz do dia. Evite usar o chuveiro na posição mais quente. Tome banhos rápidos. Evite deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo. Cada vez que usar ferro elétrico, aproveite para passar a maior quantidade de roupa possível. Use a máquina de lavar na capacidade máxima de quilos de roupa.
* Não desperdiçar recursos naturais usados na vida diária como água, alimentos, roupas.
* Use produtos de limpeza e detergentes biodegradáveis e livres de fosfato.
* Use produtos reciclados.
* Não compre spray ou produtos que contenham CFC, que destrói a camada de ozônio.
* Não compre mobília feita com madeira de florestas tropicais, para evitar a destruição das florestas.
* Use tecidos de fibra natural.
* Não compre produtos que liberem gases tóxicos como o formaldeído.
* Instale lâmpadas de baixa voltagem.
* Apague as lâmpadas e desligue aparelhos elétricos, quando deixar o ambiente.
* Conserte todos os vazamentos de água.
* Torne-se membro de uma organização ambiental
* Apoie a conservação das florestas e as organizações que plantam árvores.
* Participe de atividades e celebrações que aumentam a sua conexão com a Terra.
* Combata o trafico de animais silvestres. Denuncie para o Ibama ( linha verde : ligação gratuita 0800-618080)