Glândula Timo e A Imunidade

A Glândula Timo faz parte do sistema linfático, juntamente com as amígdalas, adenoides e baço e também faz parte do sistema endócrino. Está localizada atrás do esterno e entre os pulmões, fica ativa apenas até a puberdade. Após a puberdade, o timo começa a encolher lentamente e a ser substituído por gordura.A timosina é o hormônio do timo e estimula o desenvolvimento de células T que combatem doenças. O timo não funcionará durante toda a vida, mas tem uma grande responsabilidade quando está ativo – ajudando o corpo a se proteger contra a autoimunidade, que ocorre quando o sistema imunológico se volta contra si mesmo.

Ela produz as células T que ajuda a destruir células infectadas ou cancerosas e ajudam outros órgãos do sistema imunológico a crescer adequadamente. O sistema imunológico humano é uma rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores externos. (bactérias, fungos, protozoários ou vírus) ou agentes nocivos, como substâncias tóxicas (veneno de animais).

O timo é o principal doador de células para o sistema linfático de acordo com um artigo publicado no The Thymus: “Um órgão esquecido, mas muito importante “. pela Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA . Ele está localizado logo abaixo do osso do peito. É relativamente grande em bebês e cresce até a puberdade. Na idade adulta, começa a diminuir lentamente e a ser substituído por gordura, de acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames dos EUA. Pode pesar apenas 5 gramas em adultos idosos.

Ou seja, o timo muda de tamanho à medida que você envelhece. É grande em recém-nascidos e crianças. É maior durante a puberdade, então lentamente começa a diminuir à medida que a idade adulta se aproxima.

Esse nome timo, vem de lima erva “thymus vulgaris” o tomilho, porque sua forma lembra a folha, mas o tomilho também ajuda a aumentar a imunidade, devido à alta quantidade de vitaminas A e C, ajuda a prevenir crises e a melhorar a saúde do organismo, de uma forma geral

As doenças mais comuns do timo são a miastenia grave causada por disfunção do sistema imunológico. É uma doença autoimune em que a comunicação entre os nervos e os músculos é afetada, produzindo episódios de fraqueza muscular. Também a aplasia eritrocitária pura, que provoca uma anemia grave e a  hipogamaglobulinemia, caracterizada por baixos níveis de anticorpos .

Os sintomas de problemas no timo podem incluir falta de ar, tosse (expectoração com sangue), dor torácica, dificuldade para engolir, perda de apetite e perda de peso, dores de cabeça, inchaço da cabeça ou pescoço, coloração azulada da pele e tontura, de acordo com a American Cancer Society .

Uma vez que as células T amadureceram completamente no timo, elas migram para os nódulos linfáticos (grupos de células do sistema imunológico) por todo o corpo, onde ajudam o sistema imunológico a combater as doenças. No entanto, alguns linfócitos, independentemente de residirem nos gânglios linfáticos ou no timo, podem evoluir para canceres (conhecidos como doença de Hodgkin e linfomas não Hodgkin).

Portanto, o timo desempenha um papel vital no sistema linfático (a rede de defesa do seu corpo) e no sistema endócrino.

O significado espiritual da glândula timo

É a sede da energia a energia do supremo, que é Deus. Também está associado à telepatia. Nas crianças é bem desenvolvido e é por isso que elas são capazes de amar tão abundantemente, mas à medida que crescemos encolhemos devido aos traços que desenvolvemos, como ganância, ódio e ciúme.

Uma vez que é a sede do supremo, a função da glândula timo / ANAHATA CHAKRA  para os indus, é absorver as energias das dimensões superiores externamente, o mundo espiritual dentro e depois compartilhar com o CORAÇÃO que causa todo o movimento do sangue– uma fonte de vida e, portanto, o prana  é circulado por todo o corpo com a ajuda do sangue.

Quando o chakra do coração está deficiente, você pode experimentar sentimentos de timidez e solidão, incapacidade de perdoar ou falta de empatia, pode incluir co-dependência, possessividade, ciúme, doenças cardíacas e pressão alta. Enquanto as pessoas com eficiência precisam se abrir para receber o amor mais plenamente, aqueles com excesos encontram a cura diminuindo a velocidade para descobrir dentro de si mesmos o alimento que têm buscado nos outros. A melhor maneira de abrir o chacra cardíaco e todo o sistema de energia é amar a si mesmo. O amor é o maior curador com poucas práticas ditas aqui –

Reze mais, beba mais água, medite mais e respire cada vez mais e de forma adequada.

Na internet existem muitos artigos que afirmam que manter saudável  a glândula timo é equivalente  encontrar a fonte da juventude.

Energeticamente, o timo está ligado ao chakra do coração superior, que é frequentemente descrito como “assento da alma”. Representa o aspecto transpessoal do coração, isto é, o amor divino incondicional. O amor incondicional é livre do ego, portanto, um coração saudável e mais alto facilita o crescimento espiritual e a profunda transformação interior. Abrir nosso chakra do timo aumenta nossa disposição para perdoar e mostrar compaixão. Desbloqueá-lo corresponde a abrir uma janela para sua alma trabalhar no mundo material. Muitas vezes, as pessoas que entram em contato com o coração ascendido desejam entregar seus presentes aos outros porque, como receptáculos do amor divino, eles também sentem que flui deles como a água de uma fonte.

Alguns dizem que o timo responde especialmente bem à terapia sonora (musicoterapia) , dada sua proximidade com o esterno, que atua como uma placa de som e amplificador de vibrações acústicas. Se olharmos para as dezenas de milhares de anos em que o osso tem sido um material preferido para a fabricação de instrumentos musicais graças às suas características de ressonância, podemos ver que a ideia tem sua razão de ser. Métodos combinando movimento, respiração e meditação, como yoga, qi gong ou tai chi, estimulam o fluxo de energia em geral, mas também podem ser focados em chakras específicos.

O pensamento negativo enfraquece a glândula timo

Uma das principais contribuições da cinesiologia aplicada tem sido a descoberta de que a glândula timo é afetada por seus pensamentos e atitudes. A cinesiologia demonstrou que, se uma pessoa pensa em pensamentos positivos, a glândula do timo testa forte. Em contraste, quando uma pessoa é um pensador negativo, a energia da glândula timo é fraca. O pensamento positivo é, portanto, relevante não apenas para fins da lei da atração, mas também para aumentar a energia do timo.

Quando as pessoas pensam constantemente em seus problemas ou doenças, concentrando-se pesadamente no lado negativo delas, não deixando espaço para uma atitude positiva, elas estão amplificando esses problemas ou doenças com a energia da mente, fazendo com que esses problemas persistam e enfraquecendo ao mesmo tempo. tempo a energia natural da glândula timo.

Sentimentos negativos como ódio, inveja e medo extremo atrapalham a energia de sua glândula Timo, enquanto os sentimentos de amor, fé, confiança, gratidão, coragem – e a vontade de estar bem – aumentam a energia de sua glândula Timo, como o Dr. John Diamond descobriu em sua prática de muitos anos.

Produtos naturais para estimular a glândula timo

Pílulas timo-glandulares ou comprimidos de extrato de tomilho estão disponíveis em alguns países. Eles parecem ser eficazes e úteis para as pessoas que tentam estimular e normalizar as glândulas do timo. No campo da medicina alternativa, a própolis de abelha, a vitamina Niacina (assim como o complexo B completo), os minerais Potássio e Sódio, e os aminoácidos L-fenilalanina e tirosina, são geralmente recomendados.

Bater no seu timo – acordá-lo e alinhá-lo – é recomendado toda vez que você se sentir bombardeado por energia negativa ou quando estiver brigando e estiver infectado ou sentir que seu sistema imunológico está sendo desafiado, como aconselha Donna Eden.

Remédios florais de Bach também são muito úteis. Você só precisa direcionar as emoções negativas precisas que você está experimentando, a fim de transmutá-las vibracionalmente, tomando os remédios ou remédios apropriados para as flores. Por exemplo, o remédio “Holly” é apropriado para aqueles que se sentem odiosos, invejosos, vingativos ou desconfiados. O remédio “Willow” é bom para aqueles que por acaso têm sentimentos de ressentimento ou amargura. O remédio “Mimulus” é bom para aqueles que sofrem de medo ou coisas conhecidas, enquanto “Rock Rose” é para o medo extremo e pânico e “Aspen” é para medos vagos e sentimentos de ansiedade ou apreensão. O remédio “Larch” é bom para aqueles que experimentam desânimo porque sentem falta de autoconfiança. “Genciana” é bom para transmutar sentimentos de frustração, desânimo e a resultante auto-dúvida.

Consuma suplementos alimentares como echinacea, roseira brava e folha de oliveira. Estes suplementos podem ser encontrados na forma capsular e têm sido associados a um fortalecimento do sistema imunológico e melhora da saúde do timo.

Coma cinco a sete porções de legumes por dia, especialmente vegetais crucíferos como brócolis, couve-flor e repolho. Esses vegetais contêm glicosinolatos, que combatem o câncer e outras anormalidades celulares e podem ajudar a proteger e melhorar o timo.

Consumir alimentos ricos em vitamina C, vitamina E ou aqueles que são ricos em antioxidantes. Os antioxidantes vão procurar nas células do timo por radicais livres prejudiciais que podem suprimir o funcionamento normal das células do timo.

Coma uma dieta saudável, com uma grande proporção de frutas e legumes frescos (com pelo menos 30% ).

O açúcar, em particular, deprime a imunidade, reduzindo a capacidade do sistema de manter a saúde em geral, portanto, evite alimentos embalados com adição de açúcar, refrigerantes e consumo excessivo de doces, bolos e biscoitos. Basicamente, apenas evite alimentos com alto IG (índice glicêmico de carboidratos) e escolha alimentos com IG baixo sempre que possível. Na mesma linha, qualquer coisa tóxica que você coloque em seu corpo – drogas (farmacêuticas e recreativas), poluentes ambientais, aditivos alimentares e produtos químicos, etc – aumentam a toxicidade e criam trabalho adicional para o sistema imunológico. Para uma ótima imunidade, reduza a entrada de substâncias tóxicas e tente manter as coisas que você coloca em seu corpo o mais “limpo possível”.

A “vitalidade vital” dos alimentos também é um fator de apoio.

Sempre que possível, escolha frutas e verduras recém colhidas (em vez de armazená-las em um depósito por meses, ou aquelas que viajam milhares de quilômetros para chegar até você),  preparar refeições a partir de ingredientes integrais básicos crus em vez de refeições embaladas pré-preparadas ou jantares congelados, e assim por diante.

Você pode melhorar o conteúdo nutricional e de vitalidade de seus alimentos, abençoando sua comida e dando graças pela refeição, cozinhando ‘com amor’ e dando atenção aos detalhes criativos, e lavando sua comida (usando intenção) com luz branca purificadora e energizante . A melhor maneira de apoiar seu sistema imunológico com antioxidantes é comer uma dieta rica em frutas e vegetais crus. Dessa forma, você pode obter uma ampla variedade de antioxidantes naturais, em quantidades equilibradas, em vez de apenas um ou dois em grandes quantidades.

Existem muitas ervas, alimentos e nutrientes individuais com efeitos anti-inflamatórios, e alguns estão listados abaixo. Não é suficiente, no entanto, simplesmente focar em um ou dois “super alimentos” específicos (embora cada pequena melhoria traga algum benefício). É mais importante que sua dieta geral mude nessa direção:

Hoje em dia, as dietas comuns processadas e embaladas de fast food contêm muitas substâncias inflamatórias (estimulam respostas inflamatórias sistêmicas no corpo). Para reduzir os processos inflamatórios destrutivos, é uma boa ideia eliminar da sua dieta alimentos com alto teor de substâncias químicas e inflamatórios e optar por incluir pelo menos um alimento anti-inflamatório em cada refeição e lanche.

As substâncias anti-inflamatórias e os alimentos que as contêm estimulam uma resposta mais equilibrada dentro das vias naturais de inflamação do corpo. Eles reduzem o dano tecidual desnecessário e atenuam as respostas alérgicas imunoinflamatórias para reduzir sua gravidade. No nível bioquímico, muitas substâncias anti-inflamatórias também têm efeitos antioxidantes protetores.

  • Melhore o equilíbrio ácido-alcalino para favorecer substâncias neutras e alcalinizantes.
  • Remova junk food e alimentos fritos.
  • Remova alimentos processados ​​contendo aditivos químicos.
  • Remova ou reduza drasticamente o açúcar
  • Substitua as gorduras “ruins” por gorduras “boas”.
  • Remova a carne vermelha, em geral, é mais inflamatória do que outras fontes de proteína.
  • Frutas e vegetais geralmente não são inflamatórios, embora os produtos químicos usados ​​no cultivo e na preservação possam ser .
  • Remova dietas ricas em óleos vegetais poliinsaturados refinados ou hidrogenados, como os encontrados em muitas margarinas, batatas fritas, assados ​​e frituras… óleos vegetais poliinsaturados são instáveis, mudando de ‘bom’ para ‘ruim’ muito facilmente quando aquecidas ou expostas à luz, e são realmente seguras apenas se tiverem sido criadas por prensagem a frio (sem calor).
  • Melhores escolhas: óleos vegetais monoinsaturados e saturados são muito mais estáveis ​​e não perdem sua integridade de ácidos graxos tão facilmente, escolha azeite de oliva ou óleo de nozes prensado a frio para saladas e cozimento leve, e óleo de coco ou óleo de farelo de arroz para fritar ou assar… lembre-se, também, que você não precisa usar óleo para assar, fritar ou refogar … você pode começar a assar com uma pequena quantidade de água na panela. O azeite de oliva extra-virgem contém substâncias anti-inflamatórias
  • O açúcar refinado (açúcar de mesa) é altamente inflamatório e também imunossupressor (além de seus efeitos desequilibrantes no controle do açúcar no sangue nas quantidades que nossa dieta normal inclui) … evite adicionar açúcar ao preparar alimentos e bebidas … evite embalados / processados alimentos adicionados de açúcar (refrigerantes, cereais açucarados / sumos / iogurtes, etc., produtos de pastelaria e de confeitaria)
  • Melhores escolhas: acostume-se a usar “menos açúcar” nos alimentos e bebidas que você faz … adoçar suas receitas com mais alternativas “integrais”, como frutas frescas ou secas, suco natural de frutas, stévia, que têm um IG ligeiramente baixo. e são menos inflamatórios… compre alimentos embalados e produtos enlatados sem adição de açúcar (verifique no rótulo a lista de ingredientes) mas tenha em mente que muitos alimentos que anunciam “sem adição de açúcar” na verdade têm um teor de gordura aumentado para compensar (e que geralmente consiste em gorduras) ou adoçantes artificiais / químicos
  • Inflamatório: alimentos com IG alto … estes são os carboidratos refinados, açúcar e grãos e farinhas altamente processados ​​que fazem com que o açúcar no sangue suba e desça rápido demais depois de comer … evite qualquer coisa “branca” e adicione açúcares (pão, massas, bolos etc. qualquer receita que meça o açúcar em xícarasMelhores escolhas: alimentos GI médios e baixos… estes são os carboidratos complexos que liberam seus açúcares lentamente e mantêm níveis mais estáveis ​​de açúcar no sangue… escolha produtos integrais, use adoçantes alternativos (como suco de frutas e frutas) em receitas de bolos e biscoitos… para lanches, escolha nozes, sementes, frutas, verduras e molhos Proteína de glúten / trigoEmbora os alimentos de grãos com baixo IG sejam melhores do que os alimentos com alto IG, na verdade, é melhor reduzir os grãos em geral. A proteína “glúten” (encontrada no trigo, centeio e cevada) é frequentemente tratada pelo sistema imunológico como um alérgeno estranho e desencadeia respostas inflamatórias e auto-imunes no organismo. Não é uma resposta alérgica imediata, como aquelas que podem produzir anafilaxia. Os efeitos nocivos são graduais e furtivos, desenvolvendo-se a partir da ingestão cumulativa de glúten na dieta. As pessoas que têm uma óbvia intolerância ao glúten (como a doença celíaca) evitarão os alimentos do glúten porque os efeitos prejudiciais são imediatamente óbvios. Suas respostas auto-imunes ocultas podem gradualmente se transformar em inúmeras doenças sérias que devem ser uma preocupação.
  • Remova a ingestão diária regular de ingredientes feitos de trigo, centeio ou cevada, e outros grãos contendo glúten (triticale, trigo / burghul, sêmola, cuscuz)
  • Melhores escolhas: alimentos sem glúten: nozes, sementes (abóbora, gergelim, girassol, etc), grão de bico, lentilhas, ervilhas, chia, arroz, milho, trigo mourisco, tapioca, quinoa, amaranto, teff, semente de linho, milho, sorgo, aveia (não contaminado por maquinaria de processamento de trigo)

Beba água pura como sua principal fonte de líquidos, e tempere-a ocasionalmente com um pouco de suco natural para variar … escolha sucos de frutas sem açúcar e dilua-os pela metade com água para reduzir a concentração de açúcares naturais … faça a sua sumos de vege e smoothies de frutas frescas… escolha chás de ervas sobre “chá normal” e café (ambos contêm cafeína)… o chá verde contém substâncias anti-inflamatórias, mas também contém alguma cafeína.

Alimentos Alcalinos-Ácidos

A definição de um alimento como formador de ácido, neutro ou alcalinizante refere-se ao efeito desse alimento, no pH global dos fluidos dos tecidos corporais, uma vez que tenha sido ingerido e processado no corpo.

Enquanto certas áreas do corpo têm seu próprio equilíbrio de pH ideal (que pode ser ácido ou alcalino de acordo com a função específica), geralmente a maioria dos processos bioquímicos funciona melhor quando o pH do corpo é neutro a muito ligeiramente alcalino, e uma dieta saudável deve suportar esse pH equilibrar.

Os alimentos formadores de ácido são muitas vezes o mesmo que os alimentos inflamatórios e, em geral, uma dieta que é anti-inflamatória, também será aquela que suporta um pH corporal neutro-alcalino.

Você não precisa evitar todos os alimentos que formam ácidos, pois alguns contêm uma boa nutrição. É mais importante simplesmente reduzir os alimentos prejudiciais à formação de ácido, que criam problemas adicionais sem oferecer nenhum benefício. Por exemplo, os alimentos protéicos são formadores de ácido, mas se você comer alimentos protéicos limpos e de boa qualidade, junto com um bom suprimento de frutas e vegetais, um equilíbrio saudável será mantido. Alimentos formadores de ácido: açúcar e alimentos embalados com adição de açúcar, adoçantes artificiais, refrigerantes, álcool, vinagre, medicamentos, cafeína (café, chá, etc), alimentos fritos, margarinas, óleos hidrogenados, gorduras animais , alimentos protéicos (carnes, peixes, frutos do mar, queijo processado, ovos de fábrica, arroz branco.

  • O jejum intermitente é um apoio maravilhoso para a função de limpeza do sistema imunológico. Embora o corpo possa passar muito tempo sem comida, recomendo jejuar com cautela. Você ainda deve ter um suprimento bastante bom de componentes nutricionais armazenados em vários órgãos do corpo para alimentar as células do sistema imunológico em suas funções de eliminação. O jejum funciona melhor quando sua dieta geral é saudável. Se o seu corpo está degradado e desnutrido, pode haver outras funções que sofrem durante o jejum prolongado, e isso significa que o benefício total não vale o custo.
  • Se você não tiver um motivo médico que exija que você coma com frequência, na verdade, é melhor não lanchar entre as refeições. Se suas refeições são nutritivas e cheias, com baixos ingredientes gastrointestinais, você não sentirá vontade de lanchar. Isso não apenas permite o tempo entre as refeições para o reparo do trato gastrointestinal, mas também ajuda a normalizar os sistemas de gerenciamento de glicemia.

Outros fatores de apoio

Alho

Provavelmente o antibiótico natural mais eficaz, o alho deve ser incluído regularmente na dieta e ingerido em maiores quantidades sempre que houver qualquer infecção ou doença de qualquer tipo (engolir inteiro ou meio dente, como uma pílula, ou tomar cápsulas de óleo de alho). Como os antibióticos farmacêuticos, o alho é mais eficaz contra infecções bacterianas. Mas, ao contrário dos antibióticos farmacêuticos, que destroem as boas bactérias do corpo junto com as ruins, o alho parece ser capaz de separar o mal do bem. É um inimigo de bactérias hostis, mas na verdade suporta e melhora as bactérias amigáveis ​​do corpo. Através de seu alto teor de enxofre, o alho também melhora a limpeza e a remoção de resíduos, facilitando muito o trabalho do sistema imunológico. Este é um dos melhores da natureza. Tem um milhão e uma outras grandes funções no corpo, que eu não entro aqui. Mas vou colocá-lo lá em cima com maçãs e dizer “um dente de alho por dia mantém o médico longe”!

Echinacea

Use a raiz e folhas de echinacea, como chá ou em forma de cápsula ou extrato líquido, para aumentar a imunidade, particularmente nos meses de inverno ou quando você “desce” com alguma coisa. Esta erva é muito específica em seu uso. É medicinal apenas e não uma erva dietética diária. Ele aumenta a contagem de glóbulos brancos e é mais eficaz em ajudar o corpo a combater infecções bacterianas. Use-o também sempre que o “pus” estiver presente no corpo, como nas feridas infectadas. Se você sofre de uma doença em que a contagem de células brancas é muito alta, como a leucemia, essa NÃO é a erva para você, pois você não precisa de mais estimulação de células brancas. Apenas fique com o alho.

Roseira Brava e vitamina C

Um chá feito de roseira brava é uma maravilhosa adição regular à sua dieta. É uma fonte elevada de vitamina C natural, que é um grande amigo para o sistema imunológico, entre outras coisas. A vitamina C melhora a circulação do sangue e dos vasos linfáticos e ajuda a manter a integridade dos tecidos (isso literalmente impede que você “se desintegre”). Está envolvida no apoio à capacidade do corpo de se recuperar de doenças (maiores e menores), bem como no processo de cicatrização de feridas (e cicatrização de tecidos em geral). Coloque vitamina C em seu corpo todos os dias comendo muitas frutas e verduras frescas, cruas e maduras, e bebendo chá de roseira brava regularmente. Um suplemento de vitamina C pode ser usado, para um apoio mais intensivo durante os períodos de doença.

Zinco

O zinco micromineral suporta diretamente a função imunológica, influenciando a saúde de células e funções imunológicas específicas. Aumenta a “resistência aos invasores” e está envolvido na cicatrização de feridas. Também apoia a imunidade indiretamente, através de seu amplo envolvimento em muitas reações enzimáticas que afetam a função imunológica, e sua parceria com a principal enzima antioxidante do corpo, a SOD (superóxido-dismutase).

Se sua dieta é limpa e saudável (como descrito acima), você não deve precisar suplementar com zinco, pois é necessário apenas em pequenas quantidades. No entanto, pode ser útil aumentar a ingestão de zinco em determinados momentos da doença e lesões, ou como um preventivo quando você sabe que estará enfrentando um desafio imunológico (por exemplo, nos meses de inverno ou cirurgia). Este não é um suplemento para uso a longo prazo, pois um excesso de zinco pode criar uma variedade de problemas. Você pode suplementar diariamente por 2-3 meses, se necessário, e então fazer uma pausa por vários meses.

Em última análise, a melhor coisa a fazer é simplesmente garantir que sua dieta lhe forneça zinco natural regularmente. As melhores fontes alimentares de zinco são geralmente alimentos proteicos (peixe, carne magra e fígado de animais, nozes, queijos de boa qualidade e iogurte natural). A maioria das frutas e legumes oferece pequenas quantidades de zinco, mas as melhores fontes vegetais são brócolis, repolho, couve de bruxelas e salsa.

Ácidos orgânicos

Estes são um componente natural de muitos alimentos, incluindo suco de limão, o líquido de seus frascos de picles e vinagres (particularmente vinagre de maçã). Os ácidos orgânicos têm seus próprios efeitos matadores de germes e podem ser uma ajuda maravilhosa durante os períodos de infecção. Quando estiver doente, adicione fatias de limão ao chá e à água; tomar regularmente uma colher de chá de vinagre de maçã; e beba o suco de um dos potes de legumes em conserva na sua geladeira. Faça essas coisas durante o dia. Não é necessariamente delicioso, mas seu corpo vai adorar.

Boas bactérias

O aumento do suporte probiótico na dieta pode ajudar a restaurar o equilíbrio bacteriano no intestino. Comer regularmente iogurte rico em probióticos, kefir, repolho azedo ou tomar um suplemento probiótico ao vivo. Alimentos fermentados, em geral, apoiam o equilíbrio da flora intestinal. Muitos alimentos vegetais, especialmente aspargos, bananas, alho-poró, cebola e alho, e algumas ervas, como raízes de dente-de-leão e chicória, fornecem fibras probióticas (oligossacarídeos), que fornecem nutrição para as bactérias intestinais “boas”. O suporte probiótico é duplamente importante depois que você tomou um medicamento antibiótico para uma infecção, pois isso tem um impacto negativo no equilíbrio da flora intestinal.

Suplementos verdes (Spirulina, Chlorella)

Estes estimulam a atividade imunológica contra infecções em geral, incentivando a produção de glóbulos brancos, bem como fornecendo uma gama de substâncias antioxidantes. A espirulina também estimula a função das células imunitárias NKC (células natural killer) que destroem os tecidos anormais, como as células tumorais. Embora possa haver algum benefício adicional de tomar qualquer um destes nos estágios agudos da doença, eles são essencialmente um suplemento dietético. Seu maior benefício pode ser obtido preventivamente, dando ao corpo um impulso regular de vez em quando.

Ervas Tônicas

As ervas salsa,milefólio e sálvia, embora não influenciem diretamente o sistema imunológico no nível físico, juntos formam um adorável tônico geral para o corpo. Beba-os como um chá feito com folhas e inclua montes de salsinha na sua dieta, Essas ervas fortalecem o corpo fisicamente, melhorando a circulação sanguínea (e a oxigenação), bem como a transmissão do sinal nervoso. Energética e emocionalmente, eles elevam sua energia e dão a você a capacidade de “dar a mínima” e lutar pelo que você quer na vida. Essas atitudes aumentam a função imunológica (veja “atitudes” abaixo).

Estilo de Vida, Atitude e Fatores Metafísicos

Durma bem

O corpo precisa estar adequadamente descansado para que o sistema imunológico tenha tempo e energia suficientes para realizar seu reparo e limpeza complexos. Aproximadamente 7-9 horas de sono não perturbado todas as noites são necessárias para uma imunidade equilibrada. Se o seu estilo de vida resultar em sessões de sono curtas ou interrompidas ou em hábitos irregulares de sono, você corre mais risco de prejudicar o sistema imunológico. Tente criar uma rotina de sono estável, indo para a cama aproximadamente à mesma hora todas as noites e acordando no mesmo horário todas as manhãs. Além disso, minimize a exposição a fontes de luz azuis artificiais (luzes da casa, TV, computador, etc) nas 2-3 horas antes de ir para a cama, para que seu corpo possa produzir quantidades suficientes de melatonina. Este hormônio não só estimula o sono, mas é o principal antioxidante para atividades imunológicas durante a noite, particularmente no cérebro.

Saia logo depois de acordar e deixe seus olhos experimentar a luz da manhã para desligar a produção de melatonina, acordá-lo e energizá-lo para começar o dia. Isso também redefine seu relógio circadiano em preparação para a produção de melatonina à noite.

Atividade física

O movimento físico regular (exercício e atividade) sustenta a imunidade melhorando o fluxo linfático e a remoção de resíduos, aquecendo e oxigenando o corpo e estimulando a atividade das células imunológicas.

Também incentiva todos os tipos de processos de cura benéficos no corpo que podem combater os efeitos prejudiciais da inflamação.

Estresse Psicológico

O “estresse” emocional e mental crônico leva à imunossupressão, particularmente através da liberação contínua de hormônios adrenais e dos processos inflamatórios desencadeados. A maioria das pessoas hoje em dia vive vidas muito ocupadas e se empurra “ao limite”, tanto física como mentalmente. Para manter um sistema imunológico forte, tente encontrar um equilíbrio, incluindo algum tempo para relaxar e liberar todos os dias.

Respire fundo. Gastar tempo em contemplação e meditação. Pegue um passatempo criativo relaxante. Ande na natureza. Tire um tempo regular de pessoas e situações que “afligem” você. Passe algum tempo na companhia de amigos agradáveis. Fazer amor. Ria com vontade. Permita-se um pouco de tempo todo dia para fazer algo que você realmente goste de fazer, em vez de apenas fazer as coisas que precisa fazer e as coisas que deveria fazer.

Medo

O medo é outro padrão que desequilibra a imunidade. Não estou falando de medos práticos de sobrevivência de “luta ou fuga” que exigem uma resposta física automática. Estou me referindo aos medos mentais e emocionais (medo do fracasso, medo de não ser bom o suficiente, medo de não ter tempo suficiente, medo de perder alguém, medo da pobreza etc.). Estes medos insolúveis criam stress no corpo e, consequentemente, têm efeitos imunossupressores. Eles também enviam uma forte mensagem de fraqueza ao sistema imunológico, que diz que não tem recursos para lidar com o desafio. Quando você vive à mercê de seus medos, é como dizer ao seu sistema imunológico: “não somos bons o suficiente (ou suficientemente inteligentes, ou fortes o suficiente, etc.) para enfrentar esse desafio, então vamos recuar e evitar o risco de vítimas ”. Seu sistema imunológico responde puxando para trás, energeticamente, e não está funcionando tão eficientemente. A única maneira de mudar esses padrões é desenvolvendo a capacidade de aceitar o que quer que a vida lhe traga e confiando que, não importa o que aconteça, você ficará bem.

Nunca pergunte “por que eu?”

Em vez disso, pergunte: “o que, nessa situação, não é o certo para mim e como posso melhorar?” Ao honrar sua força interior e poder dessa maneira, ela se expressa como uma “vontade de viver plenamente a vida” e uma “vontade de lutar pelo tipo de vida que você deseja e merece”. Seu sistema imunológico responde a essa vibração como um comando para “ficar e lutar” em vez de ceder.

Ter um senso de humor saudável, em particular ser capaz de rir de si mesmo e de suas próprias situações de vida (em vez de rir dos outros), aumenta o relaxamento e reduz a produção de hormônios do estresse (cortisol e adrenalina) que têm imunossupressores. efeito. Ao fazê-lo, melhora a função imunológica geral.

O riso também oxigena o corpo e tem demonstrado aumentar o número e a eficiência das células imunológicas. Tenha uma boa barriga profunda rir todos os dias.

Suas atitudes, emoções e perspectivas sobre a vida têm um impacto direto na função imunológica geral e, mais especificamente, no tamanho, número e eficiência das células imunológicas. Por esse motivo, vale a pena refletir sobre suas percepções e abordagem da vida, e sobre os desafios (ou oportunidades) que ela apresenta diante de você, bem como sobre as crenças que você tem sobre o seu corpo e sobre o que ele é capaz. Considere as maneiras pelas quais você pode mudar suas percepções e fornecer ao seu sistema imunológico uma forte liderança e direção, para que possa ser a força protetora eficiente que foi projetada para ser.

AME a si mesmo. Ame seu vizinho. Ame seu mundo. AME sua vida. Ame toda a vida. 

Deixe de lado as pequenas coisas … o que você tem e o que não tem, como você quer que as pessoas o vejam, que a aborreçam esta manhã, a ideia do relacionamento perfeito e assim por diante. É tudo o que você está fazendo para marcar o tempo enquanto está vivo, mas não é o seu motivo para viver. Libere a preocupação com o futuro desconhecido e deixe de lado os ressentimentos e fracassos do passado. Apenas aproveite a alegria de estar vivo.

Aceite tudo o que a vida coloca em seu caminho, prazer ou dor, e seja grato simplesmente pelo presente de estar aqui para vivenciá-lo.

Fontes de pesquisa:

Kathie Strmota

LoveLight Co-Creative HealthCare

www.aquarianblessings.com

Alina Bradford, Live Science Contributor

Robert M. Sargis MD, PhD

Suniva Snowe

Javier Ramon Brito

Deborah King

Deb Wright

JOSHUA BAILEY

Kathie Strmota

Compartilhe: