Primavera – Parte 1

 

Estudo da Primavera – Parte 1

O elemento associado à Direção Leste é o Fogo, as cores são o dourado ou amarelo.. A estação do ano é a primavera, a hora do dia é a madrugada, a época da vida humana é a infância e a adolescência.

O poder do espírito guardião da Direção Leste, Wabun, é muito direto: é o de novos começos. Wabun traz a época de novos crescimentos para todas as crianças da terra. A época de Wabun é de frescura, novidade, entusiasmo e criatividade. É a época de novos rebentos, da luz que vem após cada escuridão, do brilho que você vê após ter saído do limbo. O leste é realmente o lugar do renascer, uma época onde todas as coisas são possíveis. Tempo de despertar.

O Leste traz consigo a eterna promessa da primavera, a promessa da madrugada. Wabun nos ajuda, a saber, que cada momento pode ser um novo começo. Os presentes de Wabun são os da espontaneidade, admiração, inquisitividade e da verdade. Wabun traz as habilidades para explorar, sentir alta energia, ser cheio de curiosidade, questionar tudo e ter determinação para ver o que se encontra na outra esquina.

Pessoas sob a influência de Wabun têm a habilidade de ver mais adiante e claramente que as outras pessoas. Parcialmente isso se deve ao fato de estarem sob a influência da Águia. Como todas as águias, a Águia Dourada tem a habilidade de voar alto e planar até o Criador. Do alto a Águia pode ver o que acontece na Terra. Como a Águia, as pessoas de Wabun também têm a habilidade para planar e ver de uma perspectiva mais ampla.

A época de Wabun é a da primavera, e quando os humanos estão nessa posição, são como o resto da natureza. Estão cheios de entusiasmo, energia e vontade de tentar muitas coisas novas. Parece que tudo é possível, onde cada sopro, cada momento, é um novo começo, quando uma energia incrível está disponível para crescimento em todos os níveis. Mas também é uma época em que se deve aprender a controlar esta energia. De outra forma, poderá ser difícil trabalhar com os outros ou sustentar tanto um projeto como a si mesmo.

Wabun é o lugar que nós procuramos para encontrar a verdade da vida e libertar-nos de quaisquer mentiras que possam estar nos ligando a velhos lugares que nos impedem de recomeçar. Também nos fornece energia abundante, intensidade e persistência. Uma boa época para tirar vantagem de nossa claridade da visão, a habilidade para se trabalhar coisas terrenas enquanto ainda lembramos-nos das lições que aprendemos em outros níveis de realidade. É o lugar para ir quando se quiser ver o mundo com outros olhos, quando deseja abrir novas fontes de criatividade, tornar-se mais otimista, observador, apaixonado ou determinado. Nela poderá aprender o real significado da verdade para você, e como transmitir isso para os outros. Os poderes da verdade, abertura e iluminação.

A Direção Leste é o local da Claridade e da Iluminação, da Luz Espiritual e do nascer do Sol. É o local da visão, da visualização, da miração, do masculino elevado. Da criatividade e da expansão da consciência, da imagem em ação e dos Espíritos. É o lugar de nascer. É o masculino elevado, nas asas da Águia Dourada.

Quando precisamos de maior clareza em nossa vida, ser mais livres e criativos, quando não enxergamos alguns aspectos de nosso ser, quando ficamos por demais presos no chão, quando sentimos necessidade de maior espiritualização, e receber canalizações, sentamos no Leste

 

Meadows classifica bem os componentes do Leste:

 

1. Qualidade: Iluminação e Clareza.

O LESTE é o lugar onde você pode ver onde você está! O poder do leste é o poder da luz, da iluminação mental e espiritual, e da visão interna que vem de uma consciência da unidade de todas as coisas vivas. Quando nós estamos na escuridão ficamos receosos para arriscar além do que nós sabemos, experimentamos. Mas uma vez que há um acesso à luz para iluminar podemos ter coragem, abrir para o novo, reinos desconhecidos. O leste fornece a iluminação para termos a coragem de viver as aventuras da vida. A vida pode tornar-se agradável, excitante a partir de agora se permitirmos. O leste é o lugar para expandir a visão, considerar as coisas de longe, de ver um panorama mais amplo.

O Leste é o lugar dos visionários. O Grande Espírito é refletido em todo o trabalho da criação e aparece em cada pedra e rocha, árvore e planta, pássaro, animal e nos seres humanos. Onde buscamos um relacionamento de amor com a Natureza.

 

2. Totem: Águia Dourada

A águia voa mais alto do que os outros pássaros e vê distante e amplamente. O índio diz que a águia voa mais perto do Céu, do Grande Espírito. A águia pode voar diretamente olhando para o Sol, recebe a luz diretamente, que é o Grande Espírito.

 

3. Elemento: Fogo

O fogo é a energia radiante do universo, a faísca de vida. No nível humano é expresso no entusiasmo, na ambição e na empresa. O fogo é um elemento muito poderoso. Seus resultados manifestam rapidamente desde que sua característica é expansão. A atividade elementar do fogo de nosso sistema digestivo que torna possível a disponibilidade das substâncias que fornecem o calor e a energia para nossos corpos.

As chamas trazem um sentimento de satisfação e o bem estar. O fogo energiza e purifica, mas pode igualmente ser destruidor e penetrante. De acordo com a sabedoria antiga, o universo inteiro é fogo no processo de transformação. Tudo na existência física foi considerado como condensado Fogo – como luz solidificada.

 

4. Cor: Amarelo

O amarelo é a cor da luz solar, uma cor alegre e feliz. O amarelo expressa a necessidade para a estimulação e a atividade constantes. É uma cor que inspira a mente e a capacidade de entendimento. O amarelo é associado com as aventuras mentais. É cor do chakra do plexo solar.

5. Reino: Espiritual/Humano

O xamã sabe que dentro de um corpo físico reside uma alma, uma entidade espiritual. Essa alma se manifesta através de um corpo para experimentar o plano físico da existência. O homem é um ser duplo, matéria e espírito, um temporal e outro eterno. De acordo com as tradições orais dos xamãs viajantes, a vida humana veio para a terra uns 250.000 anos.

O homem se relaciona com todas as coisas vivas, os animais, as plantas e os minerais que se originaram todos da mesma fonte. O índio reconhece que todos nós, somos um e compostos desses 3 reinos. E Deus e a humanidade são aspectos da mesma coisa.


6. Corpo Celestial: Sol.

O leste é a direção do nascer do sol e do milagre do nascimento. É o Sol que faz com que todas as criaturas despertem de seu descanso para começar um dia novo com frescor. Sol é a força do masculino que traz a luz na escuridão, a ordem fora do caos, a fonte principal da energia de tudo, de quem toda a vida depende. É também um símbolo da luz interna em cada pessoa – o Divino Sol dentro de nós todos. Cada um de nós é um Sol.

 

7. Aspecto Humano: Corpo Espiritual – O Espírito

O princípio vital que é despercebido e intangível’. O espírito pode ser descrito como a força motriz existente num organismo vivo, seja ele ser humano, animal, planta, humano ou celestial. Uma diferença entre o espírito e a energia é que o espírito tem a inteligência inerente. Exigiu mais do que o poder criar o Universo. Exigiu a inteligência. Nós determinamos com o espírito – deixe o espírito tomar as decisões. Nós precisamos receber o conhecimento em nossa mente, mas é o espírito que deve ser o fator de determinação. A distinção pode ser feita claramente desta maneira: A mente cria. O espírito dirige. A força ou a energia executam. A matéria aparece.

 

8. Período De Tempo: O Momento

Este período de tempo força a importância do momento. Um momento é não somente um momento é igualmente um poder ou uma força que cause a rotação e o movimento. Um momento pode ser considerado como apenas um segundo. O poder de um momento encontra-se na qualidade do pensamento que é contido dentro dele. Um flash de inspiração, não dura um longo tempo em período de tempo, mas em momento.

 

9. Estação: Primavera

É a estação em que a vida nova que esteve escondida no ventre da terra é despertada e estourada adiante no esplendor. O leste, então, é o sentido do despertar e de tornar-se ciente ambos, dentro e fora. A vinda adiante da nova vida. É onde nós podemos encontrar as respostas às nossas necessidades na natureza e no espírito.

 

10. Número: Um

O número um representa a individualidade. Um é a monada, o primeiro, o começo, a individuação que não sai de nada. É o número principal – indivisível e imutável. Significa a existência e a identidade. É a semente de todos os números restantes, o princípio masculino na natureza. É o símbolo da vontade que atua com o espírito. Um, no leste, é o poder da visão desobstruída e de perceber o alvo ou o objetivo principal. Força a ação e a auto-organização independente. Onze são suas contrapartes para uma comunicação plena interna, para ligar com o Inconsciente Coletivo e para fazer o acesso possível ao conhecimento antigo.

 

11. Inimigo: Morte e idade avançada

A morte é uma inimiga até que possa ser convertida em conselheira, no aprendizado do Oeste (não só vida física, mas cada mudança que nós fazemos. Nós fazemos a morte uma conselheira aprendendo as lições daquelas mudanças. A idade avançada é um inimigo que o aventureiro espiritual nunca poderá derrotar completamente. O melhor que nós podemos fazer é afastá-lo. Como? Permanecendo ativo e criativo e abrir-se às idéias novas – não se abandonando às devastações do tempo. O segredo consiste em adquirir a idade avançada jovem. No contexto do Leste, a realização vem-nos que se nós perdemos nosso corpo físico com as devastações da idade avançada ou pela morte física antes que a iluminação venha a seguir nós retornaremos à Terra outra vez em outro corpo físico para atravessar o mesmo processo de procurar, aprendendo, experimentando e na tentativa de alcançar – a ILUMINAÇÃO!

 

12. Manifestação: Arte e escrita

Sendo o Leste o símbolo da luz nascente que rompe a escuridão, criatividade chega através da luz que estava escondida no self e é expressa através da arte e da escrita.

 

Compartilhe: