Roda – A Fundação – O Criador

Posição 1 da Roda Medicinal
O Criador

Por Sun Bear

O centro da Roda Medicinal, o Criador, fica sozinho. O Objeto representando a força do Criador pode ser uma pedra de qualquer tipo, uma caveira de búfalo, ou qualquer objeto de grande significado para as pessoas que constroem a Roda. Pode ser uma drusa de cristal, uma caveira de boi, um crânio humano, árvores e fogos contidos. O Criador é tudo isto ou nada disto. O Criador é o começo e o fim da vida, o Grande Mistério, dentro de todas as coisas e em torno delas, a energia universal, que muitas pessoas encaram como Deus. Em muitas línguas nativas, a palavra para o Criador, não era um substantivo, mas sim um verbo, indicando o movimento, a atividade, a moção, a pulsação desta força sagrada e infinita.

Porque o Criador está em todas as coisas não há totens associados nesta posição. Todos os minerais, as plantas, os animais, as cores, os humanos, os espíritos são partes do Criador. A pedra do Criador é o lugar da Roda Medicinal que ensina você sobre as suas próprias habilidades de criar, sobre a sua fé, sobre sua própria sacralidade e sobre sua habilidade para se desenvolver até a plenitude.

Quando você estiver com medo, quando não tiver energia suficiente, quando estiver com medo de criar coisas com sua mente ou que você não pode criar, quando sentir que não tem um profundo conhecimento do Universo, deveria ir ao Centro da Roda Medicinal e pedir pela ajuda que necessita. Quando não estiver seguro quanto aos seus valores espirituais ou quando sentir a necessidade de mudar ou quando deseja uma iniciação numa forma diferente de encarar a vida, em todas estas ocasiões, deve-se dirigir para o “Centro” da Roda Medicinal.

TRANSCRITO DO LIVRO: THE MEDICINE WAY – KENNETH MEADOWS

 Atributos do Centro

No Norte (Hemisfério Sul) passou pela confiança e inocência e se libertou da negatividade do passado e dos bloqueios que o atrasavam. No Oeste olhou para dentro, buscou a introspecção, enfrentou a morte aceitando a transformação para um novo começo e foi em direção ao progresso. No leste experimentou a iluminação. No Sul (Hemisfério Sul) buscou o conhecimento do como é a sabedoria do porquê. Agora, de volta ao centro, não apenas para contemplar o que foi sendo aprendido, mas para fazer um exame da carga de seu próprio poder, de modo que possa aceitar a responsabilidade por sua vida de agora em diante, não como vítima de circunstâncias, mas para Caminhar na sua fala, fazer o que diz e tocar a Terra com beleza enquanto você caminha.

Ajuste assim sua Roda Medicinal :

  •  Purifique-se a si mesmo e sua área de trabalho
  • Assuma o centro
  • Relaxe e crie seu próprio Espaço Mental

O Centro é o centro de seu próprio ser, então antes que nós examinemos os seus diferentes atributos, vamos considerar o que é o centro de seu ser. No Caminho da Roda Medicinal nós estabelecemos que o centro de seu ser não pode ser o cérebro, porque ele é um bio-computador e um sistema holográfico de armazenamento; uma parte do equipamento que você carrega ao redor do seu corpo físico. Você estabeleceu que não pode ser a mente porque ela é uma faculdade que usa afim de pensar. A mente não é você, usuário. É o espírito então? Mas nós descobrimos que o espírito é individual, a força organizada da vida que requer a inteligência para dirigir.

Inteligência requer consciência a fim de estar ciente dos eventos e do que necessita conhecer para a tomada de ação. Então o que acontece quando ainda no centro do ser existem coisas cobertas que vão sendo desnudadas? O que é que no centro do ser está ainda sendo identificado?

Isto é ciência da consciência. Consciência do ser. Conhecimento do que você é. A realização do Eu Sou.

O que é consciência? Consciência não são nossos pensamentos. Pensamentos são respostas dos estímulos recebidos através da consciência. Consciência não pensa. Ela torna consciente aquilo que você é. Você pensa com a mente e expressa através de seu  cérebro. Consciência é um estado emanado de dentro do seu self. É o Eu sendo consciente do Eu Sou.  É a consciência do self.  E se estende para outros e para a matéria quando ganha consciência de pensamentos fora de si mesmo.

Onde está esta consciência; este Eu; que a autoconsciência vê? E como vê a existência?

Materialistas supõe que consciência é algo fora da matéria. Eles teorizam que de algum modo a matéria aparece dentro de um processo evolucionário e que em algum estágio, seu desenvolvimento produz vida consciente. Mas você tem descoberto em sua própria busca por conhecimento e sabedoria coisas que te iludiam acima do aprendizado do homem e das teologias: Consciência do eu é uma causa primal e não um efeito.

Está correto. Autoconsciência emana do Eu ou da própria individualidade. Consciência não pensa. Consciência apenas é. O eu busca expressão e entendimento de si mesmo e de toda a vida. Consciência não é vida própria, consequentemente, nos conduz a supor. Autoconsciência é o EU SOU que nos permite estarmos cientes que estamos vivos, de nosso indivíduo separadamente, a identidade e aquilo que acontece em torno de nós. E existem mais do que apenas um plano de existência, há em todos os níveis do ser. Tudo, até mesmo numa pedra tem um eu, uma individualidade.

Indo para o seu Centro deixe-nos chamar essa atividade de centramento, é poder tocar o seu Eu essencial. É onde sua consciência possa se expandir para viajar para outros níveis. É onde se conecta com seu Eu Superior, a Mente Universal, e que está sendo chamada de Inconsciente Coletivo. É onde você toca a mente do Grande Todo, Grande Espírito. Em outras palavras, é onde estabelece contato com a divindade dentro de você.

Este é o lugar do Ser Harmonioso.

No Centro você vem amar seu Eu por causa da recognição do que o Eu Real é. Com essa realização você ama muito os outros pelos que eles são. O amor é gerado pelo amor. O amor, vem do amor apenas, enquanto a vida vem da vida. Aqueles que desrespeitam os outros, desrespeitam a si mesmos. Respeite a você mesmo e terá respeito pelos outros. Avalie seu Eu e você terá a consideração para os valores dos outros.

Como você conhece seu eu? Da mesma maneira que conhece o outro. Investindo tempo em si mesmo para ficar só. Examine seu comportamento. Porque você fez, pensou, disse ou se esqueceu daquilo? Poque você pensou sobre alguém, ou fez o que fez, ou esqueceu-se de dizer? Analise suas ações para conhecer a si próprio.

Quando você conhece seu eu; pode começar a ser você mesmo e não ter necessidades distantes, conforma-se. Não sente a necessidade de ser como os outros querem, você tem direito de ser diferente. Você tem o direito de ser você e poder se amar. O centro é o lugar de ser harmonioso.

Imagine um círculo centrado em seu corpo, paralelo com o assoalho e com você no seu centro em seu ponto central e acima o teto. Então imagine um eixo vertical que atravessa acima e abaixo. Levante o circulo até o alto de sua cabeça e para baixo nos seus pés. Visualize-o que vai para baixo descendo pelas suas pernas e que continua abaixo de seus pés. No centro queima sua chama eterna.

Você não pode explorar alguns dos 4 sentidos em torno de você sem se deslocar do centro. Você pode entretanto mover-se para cima ou para baixo da espinha (eixo) e examinar acima e abaixo, e ainda permanecer centrado nesse eixo central. Isto é que um xamã faz nas jornadas xamânicas. Ele ou ela vão ao centro de seu próprio ser e de lá têm a tecnologia espiritual para explorar o acima e o abaixo enquanto retém consciência plena sob o controle de sua vontade.

Imagine um circulo cortado em três partes horizontais. A parte média representa seu mundo consciente ‘ordinário’, sua realidade diária, objetiva, a parcela mais baixa é o mundo subterrâneo, o reino de sua realidade subconsciente, e a parcela superior o reino ‘mais elevado’ de sua realidade superconsciente.

Você pode observar que eu não usei os termos reinos mais baixos e mais elevados como sobrenaturais. A razão é que não são. O sobrenatural, junto com superstições e outras fantasias, pertencem aos sistemas da opinião. Assim como o mundo médio, do aqui e agora, com o qual você é familiar, sé perfeitamente naturail, familiar e com seus sentidos físicos opera de acordo com leis naturais, cósmicas e sagradas.

O eixo através do círculo imaginado pode ser considerado como a árvore de Yggdrasil das tradições antigas do norte  –  cujas as raízes juntaram o mundo subterrâneo e através de seus galhos alcançaram no reino celestial, e cujo o tronco é o mundo médio da realidade ordinária do aqui e agora. O centro, então, é o lugar do ser harmonioso e o lugar da energia harmônica.

Assim antes de explorar as qualidades específicas do centro, há um simples exercício que você pode fazer para ajudar a harmonizar seu sistema energético:

Centrando Suas Energias

Coloque a palma de sua mão esquerda em seu umbigo, dois ou três centímetros acima do abdome. Este é o ponto central de seu corpo físico e também de seu sistema inteiro, é onde o controle central é encontrado. Este centro de controle é onde sua individualidade monta ‘o mundo’ que você  vê e experimenta. É onde as energias que você atrai, produz, prende, usa e canaliza, são focalizadas. É a lente de seu ser. Ponha agora a palma de sua mão direita sobre o alto de sua mão esquerda. Respire dentro do abdome como se você estivesse extraindo ar desta área central. Respire na contagem de quatro, prenda a respiração a uma contagem de quatro, não exale a uma contagem de quatro, e solte a uma contagem de quatro e repita a seqüência. Prossiga este padrão por alguns minutos. Este respirar rítmico de 4 fases, ao centrar-se no ponto central de seu corpo, modifica e harmoniza seu  padrão vibracional, trazendo-o mais perto do pulso rítmico do universo.

O que você está fazendo deve mover seu sistema de energia em uma condição do espaço centrado é o equilíbrio – vindo na harmonia com o centro de seu ser e com o universo. Depois de alguns minutos você deve sentir-se completamente calmo e relaxado mais alerta e vibrante; agora, diga alto as seguintes palavras, fale com o segurança e autoridade:

Eu chamo para mim

Qualquer parte de Mim

Que eu tenha negligenciado

Que eu tenha anulado

Em qualquer tempo ou lugar

Eu chamo de volta para mim agora

Que eu possa ser inteiro

Totalmente restaurado

Totalmente harmonizado

Totalmente energizado

Continue o respirar rítmico por alguns minutos e sinta-se cheio de si mesmo em uma condição de mestre de si mesmo.

Você restaurou seu próprio sistema energético a um estado de conexão com a totalidade, a responsabilidade e o poder sobre sua própria vida. Você sabe agora que você é a causa de seus próprios acontecimentos e o que pode melhorar no seu ser e o efeito que produz no outro.

Realize que agora você está numa posição para despertar e atualizar seus sonhos, e que você tem o poder para fazer. Sinta o fulgor da confiança abraçando seu ser inteiro. Revele-se à ele. Experimente-o. Sinta sua energia inteira agora vibrante e viva.

Faça uma série de respirações longas, lentas, profundas, e exale delicadamente. Levante-se e alongue-se.

Você pode fazer este exercício quando sentir desânimo ou quando está a ponto de enfrentar uma dificuldade particular ou uma situação estressante.

Compartilhe: