Roda Medicinal – Clã da Borboleta – Elemento Ar
O Clã da Borboleta é o clã associado ao Elemento Ar. O Clã da Borboleta é associado a mudanças súbitas, é o clã do elemento que está sempre em movimento – o Vento. A energia do ar é transformadora e ativa quer seja uma brisa leve ou um tufão. O ar contém o sopro da vida. O vento parece ser livre traz a tona este anseio nos humanos. O vento pode dirigir-se para onde quiser, fazer o que quiser, afeta tudo o que toca.
Pessoas que se encontram nas posições influenciadas pelo Clã da Borboleta parecem ser tão ágeis e rápidas quanto o ar. Frequentemente são graciosas e quase sempre vigorosas resplandescentes e flutuantes. Pessoas sob a influência do Clã da Borboleta podem tender a ser levianas, idealistas e visionárias. São pessoas que buscam a evolução para sí próprias, para as espécies, para o planeta. São extremamente adaptáveis e ajustáveis. Gostam da sensação de ser livre.
Como o vento toca muitos, assim o povo do Clã da Borboleta é largamente comunicativo e são pessoas que gostam da ideia de servir. Contudo, eles devem se cuidar para não se auto-servirem pensando que estão servindo os outros. Elas podem ser tão “mentes abertas” que chegam a enfurecer os outros. Algumas vezes, essa mente aberta parece mais uma total indecisão.
Quando as pessoas estão sob a influência desse clã, devem prender sua energia ocasionalmente e verificar a tendência para a imprevisibilidade que tende para o caótico. Devem ser cuidadosos para não se mover tão rapidamente que seu movimento lhe cause dor ou doenças. Uma das lições mais importantes para esse clã é o da discriminação. Esta é uma posição onde devemos aprender o que realmente é necessário para mudarmos e em seguida se somos capazes, no momento, para fazer essas mudanças.
A posição do Clã da Borboleta é aonde poderá aprender sobre sua própria graça, seus próprios níveis de energia, e habilidade para mudar de direção. As posições desse clã são os lugares para ir quando você precisar ser mais articulado, mais etéreo, mais criativo e inovador. Também poderá ajudá-lo a ensinar, a compreender filosofia, a ter perspectivas mais amplas. Poderá também mostrar formas de sintetizar o conhecimento que já tem. Pessoas podem buscar essas pedras quando quiserem aprender mais sobre o seu próprio intelecto e quando quiserem trazer a metamorfose para suas vidas.
O presente do Clã da Borboleta é o presente das mudanças rápidas, das transformações súbitas, da respiração, da própria vida. Pessoas que passam por esta posição tem a habilidade de moverem-se rápidamente, de cobrir uma grande extensão de território, de descobrir se estão realmente fazendo o que querem e, caso contrário, explorar rapidamente quais são os verdadeiros objetivos.
Pessoas do Clã da Borboleta são muito boas para servirem de ponte para os vários reinos, comunicarem-se entre diferentes grupos de pessoas e de aproximar pessoas. Embora não sejam organizados, a sua energia frequentemente compensa essa falha. É o povo que mais gosta de dançar, jogar, fazer brincadeiras e trazer a dádiva do humor para os outros, principalmente para aqueles que são sérios demais.
Sun Bear & Wabun Wind:
Aqueles que estão associados ao elemento ar, que têm a borboleta como o totem de seu clã, estão sempre mudando e mudando como o ar ao nosso redor. Como o ar, eles têm o poder de transformar o ar. Enquanto a energia deles é de constante mudança, como a da água, as mudanças que eles trazem muitas vezes podem ser repentinas e não graduais, eles podem mudar as coisas como uma forte rajada de vento numa direção inesperada.
As pessoas do Clã da Borboleta estão sempre em movimento, fisicamente, mentalmente e emocionalmente. A energia da vida sopra através deles, trazendo novas idéias, novos sentimentos, novos pensamentos. Às vezes é difícil para eles perceberem qualquer uma dessas coisas, pois sua energia é tão rápida e, às vezes, tão inesperada.
Enquanto a água cura, rejuvenesce e refresca, o ar se transforma. Olhe pela sua janela e porta um dia quando um dos ventos está soprando e veja como tudo parece diferente. As árvores, geralmente calmas e imponentes, são subitamente criaturas lúdicas que dançam ao sol ou ao luar. Prados de grama parecem mares agitados, quando o vento os separa primeiro em uma direção, depois em outra. Campos de dentes-de-leão são erguidos no ar e suas sementes depositadas onde melhor se reproduzirão no próximo ano. Os seres humanos parecem diferentes também, o vento varre seus cabelos para trás, reorganiza suas roupas e faz com que seus rostos pareçam mais fortes e determinados.
Aqueles do Clã da Borboletas são como o ar. Quando entram em uma sala, em um projeto ou em um negócio, transformam os detalhes e, às vezes, desenraízam as próprias fundações. As pessoas do clã das borboletas têm uma energia ativa. Quando eles vêem a necessidade de uma mudança, eles querem que essa mudança aconteça hoje, não na próxima semana. Eles geralmente tendem a ser manipuladores para garantir que as mudanças que eles acham que precisam acontecer ocorram mais cedo, não depois. Mas, mesmo em sua manipulação, eles têm a pureza do vento, desde que sua energia esteja fluindo adequadamente.
Como o ar, as pessoas do Clã da Borboleta contêm o sopro da vida. Esta é a força que lhes permite transformar as coisas com as quais estão envolvidos. Porque eles contêm esse sopro de vida, eles estão sempre cheios de novos planos e idéias, e todos eles parecem absolutamente essenciais para eles. Eles vivem a vida completamente, às vezes muito. Eles têm que ser cautelosos para não extrapolarem a si mesmos e tentarem realizar mais do que é possível para uma pessoa fazer.
As pessoas do Clã da Borboleta, como a borboleta na lenda, estão sempre procurando maneiras de servir ao seu povo. Eles são mais felizes quando estão em uma posição que lhes permite mudar e mudar, enquanto ainda servem seus companheiros humanos. Eles também gostam de servir às suas relações nos reinos mineral, vegetal e animal. Você encontrará frequentemente pessoas do Clã da Borboleta nas posições do Serviço: curadores da mente, espírito ou corpo. As pessoas do clã da borboleta literalmente trazem uma lufada de ar fresco para qualquer coisa na qual estejam envolvidos. Eles são inteligentes e Criativos, e eles são rápidos em ver onde estão os pontos fracos de qualquer plano. Eles são tão rápidos em vê-los quanto apontá-los, mas eles geralmente o fazem de uma forma tão agradável que você nem sabe que está sendo corrigido. Na maioria das vezes, essas pessoas têm a delicadeza dos ventos do leste ou do sul, ou o espírito abafado do vento noturno que sopra pela floresta. Enquanto as coisas ao seu redor estão sempre em movimento, o movimento é geralmente gentil o suficiente para que às vezes seja difícil de reconhecer. Esse movimento constante não torna as pessoas Borboletas os melhores organizadores do mundo.
Quando uma pessoa do Clã da Borboleta é atravessada, você pode encontrar qualquer coisa, desde o forte Vento Oeste até o Vento Norte frio. Se eles realmente sentem que foram feridos, podem até ter a força de um redemoinho. Quando isso acontece, cuidado, ou você pode explodir de novo. As pessoas do Clã da Borboleta devem aprender a aproveitar a energia que vem através delas para que possam cavalgar e chegar aos lugares que devem seguir na vida. Se eles permitirem que essa energia passe por eles sem qualquer controle, eles parecerão, na melhor das hipóteses, pessoas muito sem direção, que tendem a soprar muito ar quente. Na pior das hipóteses, os ventos irão destruí-los. Enquanto o ar está sempre presente e muito necessário para que toda a vida continue, tem um aspecto violento e também pacífico. As pessoas do clã das borboletas que não aproveitam sua energia adequadamente estarão propensas às doenças que tiram o ar de você, ou o dilapidam: problemas pulmonares, problemas cardíacos, derrames e estados de dissociação mental. Se esses problemas ocorrerem, o pessoal do Clã das Borboletas deve aprender a direcionar sua energia lentamente, avaliando cuidadosamente quais de seus muitos planos são realmente necessários para suas vidas.
Como pais, as pessoas do clã das Borboletas às vezes se sacrificam demais para seus filhos, já que a verdadeira responsabilidade da paternidade lhes dá uma direção primordial por um tempo. Eles ficam tão empenhados nessa direção que tendem a esquecer todos os seus outros planos e sonhos. Porque eles levam sua responsabilidade tão a sério, eles são pais excelentes e amorosos, mas às vezes eles se ressentem dos filhos por fazê-los perder muito de suas próprias vidas ou esperar muita devoção deles como pagamento por todos os sacrifícios que eles tem feito.
Crianças de clã de borboleta têm que receber direção ou sua vida e as energias os enviarão voando tão rápido que não poderão decidir se devem rastejar ou andar primeiro, se usarão os sapatos vermelhos ou pretos ou um de cada um. Uma vez que eles tenham a estabilidade, um senso de direção lhes dá, eles são inteligentes, rápidos, adaptáveis - e muitas vezes sorrindo ou rindo.
As pessoas do clã das borboletas têm sua maior responsabilidade no ar. Eles acham seu próprio refresco de estar em um lugar onde há bom ar limpo que eles podem respirar profundamente. Eles também gostam de estar do lado de fora quando o vento está soprando e o ar está no constante movimento que normalmente sentem dentro de si. Isso os faz sentir ligados a todos os dons da vida que dá a todos os filhos da terra. É sua responsabilidade estar ciente dos ventos e das coisas que eles realizam quando sopram. Muitas vezes, as pessoas do Clã da Borboleta terão suas melhores inspirações quando estiverem caminhando em um dia ventoso.
As pessoas da lontra, do cervo e do corvo são aquelas nascidas sob o Clã da Borboleta. Essas pessoas sempre se encontrarão querendo estar em um lugar onde possam respirar um bom ar. se morarem nas cidades, serão especialmente sensíveis à poluição do ar e verão os fins de semana no país ou no oceano, onde o vento sopra sempre ao ar livre. Em suas vidas, eles nunca gostam de ficar confinados em lugares onde a janela não abre. Eles serão os únicos a sempre abri-las e deixar o ar entrar. Aqueles nascidos sob outros elementos virão para os lugares do Clã das Borboletas enquanto viajam ao redor do volante e, nesses momentos, experimentarão o movimento transformador, suave, porém constante daqueles do Clã da Borboleta.
Kenneth Meadows:
A borboleta foi possivelmente escolhida, como o totem do Elemento Ar, não apenas porque é uma criatura que está constantemente em movimento, sempre ativa, sempre mudando sua posição de um lugar para outro, mas por causa de seus grandes poderes transformadores. Pois o que era um inseto rastejante e pouco atraente, lento e vulnerável, se transforma em uma criatura voadora mais bonita e delicada que tece padrões de arco-íris no ar.
As pessoas do Clã das Borboletas estão sempre ativas – seja fisicamente, mentalmente ou emocionalmente – com idéias novas e maneiras muitas vezes inesperadas de fazerem as coisas. Elas são manipuladores e gostam de transformar as coisas. As pessoas do Clã das Borboletas têm uma afinidade com o ar, por isso serão revigoradas e estimuladas por estarem em grandes espaços abertos e longe de qualquer tipo de confinamento, sempre que possível.