Túneis – Chakras

 

CHAKRAS

 

É interessante destacar que nas diversas culturas, existe concordância com relação a localização de aberturas no corpo espiritual, muito embora haja diferenças no que diz respeito ao número dessas aberturas e suas funções.

A energia de vida é passada pela inspiração e deixamos o nosso corpo físico através da expiração. A respiração não é vital somente para o corpo físico, é o alimento da alma.

Nossa força vital, também é conhecida como mana, prana, chi, ki, etc. Ela é extraída da energia cósmica através da respiração e absorvida até a energia corporal e refinada pelo *chakras* ou centros de energia, antes de ser distribuída para o corpo físico e sutil.

Em cada *inspiração,* pegamos energia de canais, chamados no oriente de nadís.

Existem tres canais de energia maiores, um localizado na linha da coluna central e outros dois entrelaçados em volta desse canal central.

O canal do lado direito ou *Pingala*, carrega corrente positiva e o do lado esquerdo ou “Ida”, corrente negativa. Eles formam um movimento de zig-zag de lado a lado do canal central ou *Sushumna*, que carrega corrente neutra.

Esse canal direito transporta a energia do Sol. Traz energia masculina, verbal, racional. Já o canal esquerdo, transporta a energia da Lua, de natureza feminina, emocional.

O entrelaçamento desses canais é o símbolo que a magia conhece como *Caduceu de Mercúrio*, que é representado por 2 cobras, uma preta e outra branca, dançando em volta de uma varinha, que mais tarde, tornou-se o símbolo da medicina.

Os centros de energia humanos estão localizados ao longo da linha da espinha, que acumula fina luz de energia, de cuja aura é composta.

A energia chega através da respiração, é retirada dos canais e centros de energia, vitalizando o corpo físico através do sangue, sistema nervoso e glândulas endócrinas.

Os centros de energia, assim como os orgãos físicos, podem ser avariados. Podem estar necessitando de brilho e intensidade. Podem também ser ampliados e ativos. Um trauma emocional, medo ansiedade, stress, luto, estão entre as causas mais comuns do mal funcionamento dos centros.

Cada centro tem uma função em particular, e, eles refletem a qualidade de vida individual. A ativação dos centros também se consegue através dos pensamentos.

As pessoas mais espiritualizadas ampliam mais seus centros do que uma pessoa comprometida por pensamentos materialistas. A expansão desses centros, é a própria expansão da consciência, promovendo o indivíduo com discernimento e reconhecendo outros reinos de existência dentro de sí mesmo.

Debaixo dos pés está o fundo do casulo aurico (chakra raiz) e o acima da coroa na cúpula aurica (chakra da coroa) é concernente com o controle do sistema de energia, misturando-se com eles dentro do campo aurico da Terra.

O chakra da raiz, como diz o nome, é como a raíz de uma árvore.

O chakra da coroa recebe raios solares. O da raiz nos liga com as energias da Terra . Então, nós como indivíduos, estamos polarizados entre o Sol e a Terra.

A coroa é o chakra que tem o Sol dentro, e podemos experimentar isto, assim que o centro da consciencia souber retirar esta energia do Sol como o “Alto Eu” ou o “Mais Alto Eu”.

 

CHAKRA DA RAIZ

Localizado abaixo dos pés, no casulo áurico. Da onde recebemos energia da Mãe-Terra. Liga-nos à Terra, como as raízes de uma árvore.

 

CHAKRA DOS PÉS

Dos oito poderes centrais, existe um entre os tornozelos, cuja função é relacionada com o movimento e o equilíbrio. Sua cor é o vermelho escuro.

 

CHAKRA BÁSICO


Localizado no fundo da espinha, sua função é energizar o corpo físico. É onde repousa a kundalini, que é a energia latente. É concernente ao nosso bem estar físico, a nossa segurança básica, instinto de sobrevivência. Onde se armazena a memória ancestral. Quando nossa segurança básica é estremecida, libera adrenalina até a corrente sanguínea. Reage a qualquer tipo de stress, preparando-nos para a luta ou para a fuga. Seu nome em sânscrito é *Muladhara Chakra*. Ele está ligado com as glândulas supra-renais. As danças tribais vigorosas, acompanhadas de tambores, estimulam este centro.

O chakra básico também tem uma conexão com uma substância celular no corpo físico e governa os rins e espinha. Responde primariamente na cor vermelho médio e seu significado funcional é a eliminação.

 

CHAKRA SEXUAL

Localizado abaixo do umbigo e é geralmente referido como o *chakra sexual*. Ele internaliza as gonadas que governam o sistema reprodutivo e influenciam a vida sexual. Ele mostra emocionalmente como nos sentimos em relação ao outro. Responde na cor laranja e seu significado funcional é reprodução. Em sânscrito: *Swadhisthana Chakra*

Está relacionado com os órgãos sexuais. Este centro pode ser estimulado com danças sensuais e fortes.

 

CHAKRA DO PLEXO SOLAR

Localizado um pouco acima do umbigo, plexo significa rêde/estação. É concernente com a absorção de Luz Solar e distribui essa energia através de uma fina e complexa rede por todo o corpo. É lincado com o sistema digestivo e pâncreas, o orgão que controla o equilíbrio de açucar no sangue, e a conversão de comida que está sendo digerida, em nutrientes que o corpo pode usar. O pâncreas secreta insulina, que é a quimica vital no controle do metabolismo corporal. O plexo solar é funcional no crescimento e equilíbrio. De seu centro, conecta-nos para todas as outras coisas vivas. Responde na cor amarela.

Em sânscrito *Manipura Chackra*. Está relacionado com os orgãos digestivos. Danças que despertem emoções ou marchas, estimulam este centro.

 

CHAKRA DO CORAÇÃO

Está na área do peito, conhecido como chakra cardíaco. É o centro do desejo relacionado para o amor, afeição, devoção e ações de compaixão. É lincado com o coração, o sangue, a circulação e com o timo.

O chakra cardíaco é o centro de distribuição das energias magnéticas da vida. Como orgão faz a distribuição física central do sangue da vida. Seu significado funcional é o amor e as energias emocionais. Responde pela cor verde/rosa

Em sânscrito *Anahata Chackra*. Sons naturais de baleias e golfinhos ativam este centro.

 

CHAKRA DA GARGANTA

É localizado na base do pescoço. Lincado com a tireóide e paratiróide, que regulam o crescimento e afinam o sistema nervoso, e também com os pulmões e as cordas vocais. O chakra laríngeo é concernente com a comunicação através da palavra falada. É também lincado com “vozes interiores” e com a clarividência e a telepatia. Seu significado funcional é a palavra falada. A energia da alma é expressada através do chakra da garganta. Sua côr é o azul.

Em sânscrito *Vishudda Chackra*. Uma boa forma de estimular este centro é produzir sons com a própria voz, sons que venham à mente.

 

CHAKRA DA BASE DO CÉREBRO

O significado funcional é a ação e responde na cor azul médio.

 

CHAKRA FRONTAL

É localizado atrás da testa acima da ponte do nariz (terceira visão) . É concernente de como nós percebemos a realidade e o poder, é o posto de comando psíquico. Seu significado funcional é o poder mental e a habilidade para ver a realidade atrás das aparências. Engloba o plano da consciência, onde chegamos ao êxtase, samadhi, nirvana. Revela a visão de futuro.Cor índigo.

Em sânscrito *Ajna Chackra*. As músicas de meditação estimulam este centro.

 

CHAKRA DA COROA

Está acima do topo da cabeça. Ele está conectado com a glândula pituitária que governa as outras glândulas, concernente ao conhecimento, sabedoria e intuição. Por onde se atinge planos mais elevados de consciência. Onde encontramos o nosso verdadeiro ser, onde sentimos o Divino. Este centro recebe raios solares, juntamente com o centro da raiz, ficamos polarizados entre o Sol e a Terra. É o centro do mais Alto Eu. Em sânscrito *Sahashara Chakra*. Este centro pode ser estimulado pelo uso de flautas, harpas, sinos, ou seja, sons angelicais.


Cada Centro (chackra) corresponde a um poder humano. São despertados através de respirações, canções de poder, sons, cores, meditações, concentrações, plantas de poder e vivências espirituais. Eles também representam as glândulas endócrinas.

Nos casos específicos dos centros Coroa e Terceira Visão, algumas tradições se contrariam atribuindo respectivamente à Glândula Pineal e Pituitária e também vice e versa.

Segundo os Hopis, nativos norte-americanos, o corpo humano e seus centros vibracionais são reflexos do corpo da Terra. O símbolo do mais baixo centro é a “Cobra”, a manifestação da Mãe Terra que dá Luz a toda a vida. Este centro vibracional é lincado ao Kopavi, a ” Porta Aberta”, o mais alto centro vibracional. O símbolo de Kopavi é um “Antílope”. A Cobra e o Antílope juntos são a expressão da polaridade da vida. Quando respiramos a Kopavi, que é a famosa “fontanela” move-se suavemente de cima para baixo. A pulsação de nossa fontanela é a expressão de nossa comunicação com o Criador, responde na cor violeta.

 

Compartilhe: